Após 3 anos, CPFL deixa mercado de GD solar residencial

A criação da Envo marcava um novo passo na estratégia de expansão do Grupo CPFL no campo da energia fotovoltaica
3 minuto(s) de leitura
CPFL deixa mercado de GD solar residencial

Pouco mais de três anos após o lançamento da marca Envo, em maio de 2017, a CPFL Energia anunciou a saída do mercado de geração distribuída (GD) solar residencial.

O grupo, controlado pela estatal chinesa State Grid, optou por focar seus esforços no mercado de GD para grandes consumidores por meio da CPFL Soluções.

A empresa não divulgou o motivo da decisão, mas a competitividade em preços com outras empresas instaladoras de painéis solares pode estar por trás desse novo ciclo.

Procurada pela reportagem do Canal Solar, a CPFL Energia respondeu por meio de nota que, desde o dia 15 de maio, todos os seus serviços e carteira de clientes (da Envo) passaram a ser tratados pela CPFL Soluções, que focará, exclusivamente, em empresas de médio e grande porte.

“Desta forma, o Grupo CPFL Energia unifica suas forças comerciais e áreas técnicas para oferecer um portfólio de produtos e serviços que conta com soluções para comercialização e gestão de energia, eficiência energética, geração distribuída e infraestrutura energética para clientes B2B”, concluiu a nota.

Investimentos

A criação da Envo marcava um novo passo na estratégia de expansão do Grupo CPFL no campo da energia fotovoltaica. Os investimentos nesta fonte tiveram início em 2012 com a usina solar Tanquinho, em Campinas, a maior no estado de São Paulo. Esta planta possibilitou o desenvolvimento de conhecimento técnico para projetos solares, a partir da operação de cinco tipos de tecnologia de painéis fotovoltaicos.

O último grande investimento da Envo foi a inauguração de uma fazenda solar na cidade de Americana (SP), com 1,12 MW de capacidade instalada. Esse foi o primeiro projeto de geração compartilhada do Grupo CPFL.

No mercado de GD para grandes clientes, a CPFL Soluções tem como projetos, por exemplo, uma fazenda solar em Uberlândia (MG), fornecendo energia para 280 estações da Algar Telecom, e um projeto solar no CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), no Rio de Janeiro.

Mercado de GD

Mesmo em meio à pandemia de coronavírus e das incertezas das novas regras para GD, o mercado de geração distribuída no Brasil segue crescendo. Entre janeiro e maio de 2020, 62,334 mil novos consumidores passaram a ter painéis fotovoltaicos em suas instalações. Esse número representa um aumento de 97,2% em relação os 31,607 mil novos clientes no mesmo período de 2019.

Sobre a Envo

Lançada em 2017, a Envo é uma marca do Grupo CPFL Energia, com foco em energia fotovoltaica para clientes residenciais e pequenos comércios. De início, a empresa focou a sua atuação nas regiões de Campinas, Sorocaba e Jundiaí, expandido no ano passado para as regiões de São Carlos e Ribeirão Preto.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal