Aprovação do PL 5829 pode ajudar 200 mil produtores rurais no AM

Proposta tramita na Câmara dos Deputados e, uma vez aprovado, permitirá amplo acesso ao sistema fotovoltaico no campo
2 minuto(s) de leitura
Aprovação do PL 5829 pode ajudar 200 mil produtores rurais no AM

O PL 5829/29 (Projeto de Lei n.º 5829/2019), que tramita na Câmara dos Deputados, consolidou nesta semana o apoio do setor rural no Brasil e obteve o consenso entre os líderes da câmara. 

A economia na conta de luz e a distância da maioria das propriedades rurais dos pontos de distribuição de eletricidade contribuem pela procura crescente pela energia solar no Brasil.

Somente no Amazonas, a energia solar pode chegar a cerca de 200 mil produtores rurais – número de profissionais que receberam a carteira de produtor do Cadastro Ambiental Rural do Governo Estadual. Atualmente, o agronegócio representa 3,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

Com a possibilidade de amplo acesso ao sistema fotovoltaico e a queda no custo da geração de energia solar, o Marco Legal da GD (geração distribuída) ganhou força e se tornou a principal alternativa para gerar mais de 1 milhão de empregos e viabilizar o agronegócio no país. 

Opinião: Energia solar no campo: alimento mais barato na mesa

Para Hewerton Martins, presidente do MSL (Movimento Solar Livre), a aprovação do PL5829 levará segurança jurídica aos produtores rurais na realização de financiamentos, seja em bancos públicos ou cooperativas, alcançando o principal objetivo, que é o de reduzir gastos.

“É um financiamento que gera uma conta menor do que o valor que é gasto com energia elétrica. E após pagar o financiamento, o produtor rural ainda terá em seu sistema uma vida útil de 25 anos”, reforça.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

2 respostas

  1. Bom dia. Excelente proposta para os produtores rurais de todo o Brasil, onde pequenos, médios e grandes agricultores tem alavancados e segurados nossa economia. Quando entrará em vigor e linhas de financiamentos. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal