21 de abril de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,29 GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 5,35 GW

Carrinho

Árvore solar irá gerar emprego e renda em Santo André

Projeto realizará sensoriamento dinâmico, como medições climáticas e monitoramento de bueiros

Autor: 7 de abril de 2021abril 21st, 2021Brasil
Árvore solar irá gerar emprego e renda em Santo André

Inovar em tecnologia e sustentabilidade. Este é o objetivo da cidade de Santo André (SP), que anunciou que irá inaugurar neste mês, na rua Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Jardim, a primeira árvore solar com conceito de conectividade na região do ABC. 

O projeto, implementado em frente ao futuro edifício Serafina Corporate, da construtora Patriani, permitirá uma série de possibilidades de sensoriamento dinâmico, como medições climáticas e monitoramento de bueiros, além da produção descentralizada de energia fotovoltaica.

Ademais, contribuirá com o monitoramento e gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, tais como o consumo de água ou a produção e consumo de energia. Será possível também fazer recarga de bicicletas e patinetes elétricos no local.

Leia mais: Smartflower: o que é e quais as suas vantagens?

De acordo com a prefeitura, a árvore solar terá 10 metros de altura, o que corresponde a um prédio de dois andares. Tal tecnologia é associada a um conjunto de placas instaladas no topo do prédio, que proporcionarão até 70% de redução no consumo de eletricidade da área social do condomínio.

“As cidades que estiverem com legislações adequadas, valorizarem seu ecossistema, incorporarem às novas tecnologias e se adaptem às novas tendências e necessidades”, disse Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André. 

“Com esta nova árvore solar, quem ganha com isso são os munícipes e a cidade, que vai ganhar em tecnologia, beleza e inovação. Essa parceria com a iniciativa privada, assim como com instituições de ensino, significa ganho para o desenvolvimento econômico da cidade, que além de se tornar referência de inovação, também gera emprego e renda”, destacou. Bruno Patriani, diretor da construtora Patriani, também comentou sobre essa iniciativa e ressaltou que local tende a ser um marco no município.

“A Patriani fica muito orgulhosa de conseguir implantar nas ruas de Santo André a primeira árvore solar do Brasil com este nível de tecnologia. Foi uma parceria de sucesso com a prefeitura, que juntas conseguiram trazer para cá esta ferramenta super moderna, que valoriza o entorno”.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Comentar