Executivo da Leveros destaca importância da qualificação no setor solar

Tiziano Filho também comentou as novidades da empresa para este ano
4 minuto(s) de leitura
Executivo da Leveros destaca importância da qualificação no setor solar

“Pensar na profissionalização com um tema importante para o mercado como um todo”. Essa é análise de Tiziano Filho, CEO da Leveros. Durante participação no podcast Papo Solar, o executivo destacou a importância da qualificação no setor fotovoltaico e comentou sobre algumas novidades da empresa para 2021.

“Estamos entrando com uma proposta de capacitação. Espero que a nossa companhia seja vista com essa missão”, disse Tiziano Filho, ressaltando iniciativas como a do Canal Solar e da Greener, por exemplo, nas áreas de treinamentos e pesquisa. 

“Queremos montar projetos para mostrar todo o funcionamento do processo. Não adianta somente falar como se instala um inversor ou as placas, isso é fundamental. Porém, como é que o integrador atende um cliente? Quais são as estratégias de vendas? Como organiza a empresa dele e como fala de fluxo de caixa”, indagou. 

Portanto, de acordo o especialista, é essencial educar os profissionais que estão optando por esse mercado para fazer com que estes tenham longevidade na área, e não entrar apenas como uma oportunidade de negócio para depois, consequentemente, sair. 

“A primeira venda de solar dentro da Leveros fui eu quem fiz. Fui lá com o cliente, fui conversar, estudei, aprendi e passei credibilidade. O cliente de energia fotovoltaica ele quer confiar que você é alguém que realmente vai resolver o problema dele e que vai fazer o que está prometendo”, explicou.  

“É um sentimento de gratidão que tenho por participar desse setor. Entendemos que esse segmento não é mais parte futuro, faz parte de uma realidade clara. E se profissionalizar para estar nele é a chave para ter a continuidade que eu esperava. Essa é a  bandeira que, dos nossos aprendizados, queremos arrastar ao longo dos anos para contribuir com todos os distribuidores, fabricantes, integradores e clientes finais, fazendo com que o setor fique melhor”, apontou. 

Novidades da Leveros

Ao longo do podcast, o CEO da Leveros ainda comentou as novidades da empresa para 2021 e enfatizou o lançamento de uma campanha no mercado de climatização, que será estendida para o setor de energia solar. Além disso, o executivo informou que entre maio e junho deste ano, a empresa irá implementar uma plataforma de vendas automatizada. 

“Estamos trazendo também, pela primeira vez, o conceito de moeda virtual da Leveros. Essa moeda está sendo criada para que o integrador e o parceiro possam trocar em um monte de outras lojas, além gerar mais negócios para os mesmos em cada compra de kit”, relatou. 

Por esses questões, segundo o empresário, a empresa está gerando uma série de incentivos. “Estamos nos posicionando como distribuidor. Passamos dessa fase de aprendizado, não atuamos mais como integradores. Nos preparamos para sermos um distribuidor que faça a diferença, não só vendendo, como também qualificando”. “Esse foi o processo de transição, e estamos com ótimas perspectivas para 2021. Posso dizer, por exemplo, que neste ano já quase faturamos metade do que lucramos em 2020 inteiro”, destacou.

Entrada no mercado solar

A Leveros, fundada em 1978, é conhecida para prestação de serviço em climatização de ambientes, além de atuar no mercado fotovoltaico. Mas como se deu a entrada da mesma nessa área? 

“Estou em um projeto de climatização por meio de um parceiro e o cliente final que compra fica super feliz, só que no minuto seguinte reclama da conta de luz. Então, começamos a pensar: porque não entrar no segmento solar? O mesmo cliente que está comprando ar-condicionado é o mesmo que vai olhar para geração de energia”, esclareceu Tiziano Filho. 

“Quando olhamos para o restante da cadeia, nos já temos grandes prestadores de serviço, parceiros que fazem as instalações de ar-condicionado. Entretanto, porque não lhes ensinamos também a instalação de placas fotovoltaicas, vender projetos e trabalhar com a gente para que ele amplie o ticket médio dele? Uma vez que suba no telhado para a instalação de um ar-condicionado, já pode aproveitar e montar tudo isso, com boa qualificação suportada por nós”, acrescentou. 

Segundo Tiziano Filho, a decisão da companhia de entrar no setor solar, em definitivo, foi em 2019. “Acredito que o nosso posicionamento hoje é um pensamento de atuação nacional trazendo uma proposta de profissionalização”, finalizou.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal