2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

ANEEL discute em audiência proposta revisão tarifária de 9,49% para RGE Sul

Evento foi conduzido pelo diretor da Agência em São Leopoldo (RS)

Autor: 8 de maio de 2023março 1st, 2024Setor Elétrico
2 minutos de leitura
ANEEL discute em audiência proposta revisão tarifária de 9,49% para RGE Sul

Foto: RGE

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) realizou nesta quinta-feira (4) audiência pública para detalhar a proposta de revisão tarifária da distribuidora RGE Sul, em São Leopoldo (RS).

O evento foi conduzido por Hélvio Guerra, diretor da ANEEL, que mostrou o cronograma do processo de revisão das tarifas da concessionária para ampliar o conhecimento dos usuários e demais interessados.

Veja abaixo os índices propostos pela ANEEL.

O processo discute a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e de FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) da empresa, para o período de 2024 a 2028.

Será analisado pela área técnica da ANEEL as contribuições recebidas presencialmente nesta audiência pública. Interessados podem se manifestar também por email até 12 de maio. Após essa etapa, a diretoria da Agência decidirá os índices finais que irão vigorar a partir do dia 19 de junho.

Revisão tarifária x reajuste tarifário

A Revisão Tarifária Periódica é o processo mais complexo e ocorre de quatro em quatro anos e tem o propósito de avaliar e manter o equilíbrio econômico da concessionária. Nele, são definidos: custo eficiente da distribuição; metas de qualidade e de perdas de energia; e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. 

Já o Reajuste Tarifário Anual atualiza as tarifas de energia elétrica e a Parcela B pelo crescimento excessivo estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). As duas revisões são os dois processos tarifários mais usados nos contratos de concessão.

Yvana Leitão

Yvana Leitão

Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiências em matérias jornalistas para revista e para site, e entrevistas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.