27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Bahia e Piauí somam mais da metade da potência em GC solar do Brasil

As duas regiões possuem outros 200 empreendimentos em fase de construção iniciada e não iniciada

Autor: 17 de novembro de 2021Brasil
Bahia e Piauí somam mais da metade da potência em GC solar do Brasil

Bahia e Piauí são os únicos dois estados brasileiros com mais de 1 GW em GC solar. Foto: Envato Elements.

Os estados da Bahia e do Piauí somam mais da metade de toda a energia solar gerada a partir de usinas de grande porte no país. Segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as duas regiões acumulam pouco mais de 51,6% (2,34 GW) dos 4,53 GW em operação no segmento de GC (geração centralizada) no Brasil.

Na Bahia, já são 1,3 GW sendo gerados em 43 parques fotovoltaicos, enquanto que no Piauí são 1,03 GW distribuídos entre 29 empreendimentos. Os dois estados, inclusive, são os únicos do país que, por enquanto, conseguiram ultrapassar a marca de 1 GW em GC solar. 

Os números também mostram que o futuro das localidades com relação ao segmento é bastante otimista para os próximos anos, com o funcionamento de novas 200 usinas fotovoltaicas, sendo 26 com construção já iniciada e outras 174 aguardando pendências burocráticas para o início das obras. A expectativa é que quando todas estiverem operando gerem mais 7,6 GW.

Neste momento, o mercado de energia solar centralizada corresponde a 2,1% de toda a matriz energética brasileira, com a geração momentânea de 4,53 GW. Somente em outubro, a fonte foi responsável por 57% da potência liberada em GC para operação no mês, com 544,3 MW dos 957,03 MW. O volume ficou à frente, por exemplo, do quantitativo liberado para as usinas de geração térmica (24,7%) e eólica (10,9%).

Por ser um país com altos índices de irradiação solar, o Brasil é um país que garante um excelente desempenho dos sistemas fotovoltaicos a partir dos fatores climáticos, uma vez que sua eficiência em determinadas regiões pode ser muito mais satisfatória por meio da captação dos raios solares.

Confira abaixo os dez estados brasileiros com maior potência em GC solar:

  • Bahia: 1,3 GW
  • Piauí: 1,03 GW
  • Minas Gerais: 631,16 MW
  • São Paulo: 550,11 MW
  • Ceará: 497,92 MW
  • Pernambuco: 205,23 MW
  • Paraíba: 138,18 MW
  • Rio Grande do Norte: 123,95 MW
  • Santa Catarina: 8,61 MW
  • Espírito Santo: 5,38 MW
Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.