Bahia firma protocolo para instalação de fábrica de módulos fotovoltaicos

A previsão é de que investimento para a parceria com empresa alemã seja de U$ 2 bilhões
Bahia firma protocolo para instalação de fábrica de módulos fotovoltaicos
Primeira fábrica de painéis solares se instalará em Camaçari e tem parceria com empresa alemã. Foto: Fernando Vivas/Governo BA/Divulgação

Atualizada às 17h30 de 10/07/2024

O governo da Bahia firmou protocolo para a instalação de uma fábrica de módulos fotovoltaicos na cidade de Camaçari (BA). O protocolo foi assinado na terça-feira (8) por Jerônimo Rodrigues, governador do Estado, e pela empresa alemã Si&Mex Solutions.

Em comunicado à imprensa, o governo informou que “com investimento previsto de 2 bilhões de dólares, o projeto visa atender 25% do mercado nacional nos primeiros cinco anos de operação, consolidando a Bahia como um polo industrial de relevância internacional no setor de energia renovável”.

Ainda de acordo com o governo da Bahia, a CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) terá uma participação de 5% no projeto, que será implementado na Bahia pela empresa alemã Si&Mex.

Sem entrar em detalhes sobre quais processos a unidade fabril terá, o governo afirmou que a parceria inclui o fornecimento anual de 2 mil toneladas de quartzo e até 500 toneladas de sílica de alta pureza.

A previsão do governo é que a implementação do empreendimento estimule a geração de 3 mil empregos diretos e 4 mil indiretos.

O projeto conta com a parceria da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), da Secti (Secretaria de Ciência e Tecnologia) e da BAHIAINVESTE (empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado), além das secretarias da Sefaz (Secretaria da Fazenda) e SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

O Canal Solar entrou em contato com o governo do Estado da Bahia para obter mais detalhes sobre a implantação da fábrica. Porém, até a última atualização desta reportagem não obteve retorno.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Viviane Lucio
Viviane Lucio
Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal