Bahia possui usinas solares de maior eficiência no Brasil

O ranking operacional eólico e solar, referente ao mês de fevereiro, mostrou que o parque solar mais eficiente foi o Verde Vale III
2 minuto(s) de leitura

O estado da Bahia segue crescendo quando o assunto é geração de energia solar. Além de contribuir com 36% de energia fotovoltaica no país, segundo dado da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), o estado possui também as usinas solares de maior eficiência no Brasil.

Uma pesquisa realizada pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), compilada pela ePowerBay, plataforma de marketplace para o desenvolvimento e comercialização de projetos de energias renováveis, apontou que, entre os 10 parques solares com maior performance, o primeiro e segundo colocado estão localizados na Bahia.

O ranking operacional eólico e solar, referente ao mês de fevereiro, mostrou que o parque solar mais eficiente foi o Verde Vale III, de propriedade da Astra Investimentos, com um FC (fator de correção) de 30,47%. Em seguida, aparece o parque Assuruá, também da mesma empresa, com FC de 30,11%.

De acordo com a ePowerBay, estavam em operação, em fevereiro, 113 parques solares que totalizavam 2,941 GW. Além disso, o FC médio dos 10 primeiros foi de 29,02%, sendo que todos operaram acima de 28,58%.

Considerando os parques eólicos, foram 619 que totalizavam 15,526 GW. O FC médio dos 10 parques foi de 48,85%, sendo que todos operaram acima de 47,36%. Os que obtiveram melhor performance estão localizados nos estados do Rio Grande do Sul (8) e Bahia (2).

Projetos de sucesso

Os parques Verde Vale III, que possui uma capacidade instalada de 15 MW de potência, e Assuruá, com 30 MW, utilizaram soluções da Weidmuller e se destacaram no mercado de energia solar com as duas usinas fotovoltaicas de maior eficiência no Brasil.

“Nesses dois projetos fornecemos as strings boxes de 1.500 V. Para Weidmuller é um marco ao nível global, por se tratarem de usinas solares com maior eficiência. Sempre prezamos pela qualidade dos nossos produtos que são entregues no Brasil e no mundo”, disse Wagner Ogura,  gerente de Mercado de Energia da Weidmuller.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal