25 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Banco Mundial aprova 2ª fase do projeto META para modernizar setor de energia

De acordo com o Banco Mundial, o setor elétrico brasileiro é um dos mais sofisticados da América Latina

Autor: 25 de maio de 2020outubro 4th, 2020Brasil
2 minutos de leitura
Banco Mundial aprova 2ª fase do projeto META para modernizar setor de energia

O conselho de administração do Banco Mundial aprovou um novo acordo de empréstimo no valor de US$ 38 milhões para a segunda fase do projeto META (Projeto de Fortalecimento dos Setores de Energia e Mineral), que tem como objetivo o desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro.

“Esta segunda etapa, planejada para ter a execução de cerca de 30 subprojetos até 2025, visa aumentar a eficiência, a adequação da infraestrutura no longo prazo e a resiliência climática nos dois setores, permitindo que cresçam de maneira mais eficiente e competitiva”, disse Paloma Casero, diretora do Banco Mundial.

Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), o empréstimo a ser firmado, após aprovação pelo Senado Federal, dará continuidade às ações executadas na primeira fase do projeto META, cujo acordo de empréstimo, no valor de US$ 49 milhões, foi executado no período de 2012 a 2018.

“A primeira fase do Meta prestou assistência técnica para fortalecer a capacidade das principais instituições públicas de aumentar as contribuições do setor, no sentido de reduzir o crescimento das emissões de carbono de forma sustentável ambiental e socialmente”, afirmou Paloma.

De acordo com o Banco Mundial, o setor elétrico brasileiro é um dos mais sofisticados da América Latina, mas enfrenta uma série de desafios com relação à segurança do abastecimento, custo acessível e maior resiliência às mudanças climáticas.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.