Bandeira tarifária amarela permanece em fevereiro

Baixo volume de chuvas impactou negativamente os reservatórios de hidrelétricas
Bandeira tarifária amarela permanece amarela em fevereiro

A bandeira tarifária em fevereiro segue amarela, com custo de R$1,343 para cada 100 kWh consumidos.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o volume de chuvas está abaixo do padrão histórico para esse período do ano, impactando os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN (Sistema Interligado Nacional), que vêm apresentando recuperação lenta de níveis.

A agência destacou ainda que a combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF).

“A conciliação da geração esperada das hidrelétricas com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras”, informou a ANEEL.

A agência ainda reforçou que com a manutenção do acionamento da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal