Bares e restaurantes adotam práticas sustentáveis relacionadas ao uso de energia

Geração de energia solar e biogás estão entre as oportunidades consideradas pelos empreendedores
energia-solar-Canal-Solar-Bares-e-restaurantes-adotam-praticas-sustentaveis-relacionadas-ao-uso-de-energia.jpg
Conta de energia tem um peso significativo no setor. Fonte: Pixabay

As medidas relacionadas ao uso de energia elétrica destacaram-se entre os pequenos empresários quando indagados sobre as práticas sustentáveis adotadas em seus estabelecimentos. A geração de energia solar e de biogás despontam como oportunidades consideradas pelos empreendedores.

Com a participação de mais de mil empresários, este é um dos principais achados da pesquisa “Diagnóstico de Economia Circular”, conduzida pela ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em colaboração com o Sebrae.

Segundo a ABRASEL, o consumo de energia em bares e restaurantes é elevado devido ao uso de fornos (elétricos, a lenha ou a gás), geladeiras, freezers, câmaras frias, ar-condicionado, ventiladores e iluminação. A conta de energia geralmente representa uma parcela significativa das despesas nesse setor.

Os resultados do estudo indicam um interesse abrangente na adoção de práticas sustentáveis, impulsionado principalmente por fatores internos, ou seja, pelas motivações dos próprios gestores e das equipes. A hipótese é que haja uma busca por eficiência e redução de custos.

Principais motivações que levaram a adoção de práticas sustentáveis:

  • 48% – desejo dos próprios proprietários;
  • 20% – influência dos clientes;
  • 12% – exigências dos parceiros;
  • 11% – exigências dos fornecedores;
  • 11% – exigências dos investidores.

“Esta pesquisa revela não apenas um interesse crescente, mas ações concretas em direção à sustentabilidade nos bares e restaurantes do país. Os dados mostram que a adoção de práticas mais sustentáveis está se tornando uma realidade palpável, impulsionada especialmente pelo desejo dos gestores de fazer a diferença”, diz Luíza Campos, líder da área ASG da Abrasel.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal