27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Base da FAB terá sistema de energia solar com armazenamento

Soluções fornecidas garantirão segurança no fornecimento de energia durante os lançamentos de foguetes

Autor: 5 de maio de 2021Brasil
Base da FAB terá sistema de energia solar com armazenamento

A AEB (Agência Espacial Brasileira), em parceria com a multinacional WEG, fornecerão um sistema de armazenamento em baterias e o desenvolvimento do controle de uma microrrede alimentada por fontes de energia para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, uma das bases de lançamento de foguetes da FAB (Força Aérea Brasileira).

O contrato, firmado com a Fundação Sousândrade para o projeto da Equatorial Energia, engloba o fornecimento do sistema de bateria com potência instalada de 1 MW de capacidade, além do comissionamento, treinamento e desenvolvimento de todo o controle da microrrede na planta. O projeto está previsto para entrar em operação em abril de 2022.

Além de unificar a distribuição e ampliar a capacidade do sistema de geração de energia da microrrede, a novidade também promete disseminar o uso da energia solar – que faz parte do sistema de alimentação, garantindo assim segurança, qualidade e resiliência no fornecimento de energia durante os lançamentos de foguetes.

O projeto também tem como objetivo contribuir para a redução de impactos ambientais, visto que o consumo de diesel será eliminado no local com o uso do sistema de baterias. 

A construção e o desenvolvimento de uma microrrede de energia elétrica inteligente para atender cargas críticas nas dependências internas do CLA faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e conta com o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiro tecnológico de desenvolvimento.

“Trata-se de um projeto estratégico, tanto pela importância de contribuir com a modernização tecnológica do Centro de Lançamento de Alcântara, contribuindo com a pesquisa científica nacional, assim como para nos especializarmos no desenvolvimento e controle de modelos de microrredes, que possui aplicação cada vez mais necessária no setor elétrico”, explica Marcelo Fernandes, responsável corporativo de Digital e Inovação no Grupo Equatorial Energia.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.