BayWa r.e. Solar Trade abre novo centro de distribuição solar em Medellín, Colômbia

Colômbia marca o terceiro mercado latino-americano a receber a presença da empresa americana, depois do México e do Brasil
CanalSolar BayWa re expande atuação na América Latina com novo CD solar em Medellín
Colômbia representa mais um passo na expansão regional da BayWa re Solar Trade

A BayWa r.e., empresa alemã do setor de energias renováveis e distribuição fotovoltaica, deu continuidade à sua expansão nas Américas com a inauguração de um novo centro de distribuição solar em Medellín, Colômbia.

Segundo a companhia, este centro desempenhará um papel fundamental ao fornecer sistemas completos para instalações residenciais e comerciais, abrangendo desde módulos e inversores até baterias.

A abertura deste centro de distribuição na Colômbia representa um importante marco na estratégia da BayWa r.e. Solar Trade, que visa promover a adoção da energia solar na América Latina e simplificar o acesso aos seus produtos e serviços na região.

A escolha da Colômbia como próximo passo na expansão regional da BayWa r.e. Solar Trade vem após a aquisição da Ribeiro Solar no Brasil.

BayWa r.e. entra no mercado brasileiro com a compra da Ribeiro Solar

De acordo com a companhia, a Colômbia é um ambiente propício para seus negócios, considerando o rápido crescimento da indústria fotovoltaica no país, seu potencial energético e o interesse constante de marcas e instaladores solares na região.

Além disso, a BayWa r.e. Solar Trade tem planos ambiciosos de atender a outros países das Américas, começando pelo Peru e Equador, e pretende utilizar as instalações na Colômbia como um centro de distribuição estratégico para toda a região.

“A Colômbia está testemunhando um boom de energia renovável e Medellín está no centro do crescimento do setor renovável. Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da indústria solar na Colômbia, melhorando acesso à tecnologia e fornecimento de treinamento contínuo de habilidades para instaladores solares”, destacou Andrés González, Diretor da BayWa r.e. Solar Trade México.

“A expansão da BayWa r.e. na Colômbia nos posiciona para continuar a ser um aliado estratégico para instaladores solares nas Américas. A instalação de Medellín desempenhará um papel fundamental na construção de um sistema de infraestrutura energética sustentável na Colômbia, contribuindo para uma maior independência energética”, acrescentou Carlos Parra , Gerente Geral da BayWa r.e. Solar Trade na Colômbia.

Mercado colombiano

Essa movimentação da BayWa r.e. é considerada uma excelente notícia para a Colômbia e Antioquia, onde está localizada Medellín. Investimentos como este são vistos como uma oportunidade para aumentar a competitividade, promover o desenvolvimento regional e apoiar a transição para energias limpas, alinhando-se aos esforços do Governo Nacional em direção ao crescimento industrial sustentável.

O novo centro de distribuição da BayWa r.e. Solar Trade na Colômbia iniciou oficialmente suas operações na terça-feira (3). A cerimônia de inauguração contou com a presença de convidados especiais, incluindo representantes da Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e da ProColombia.

As instalações ocupam uma área de 500 metros quadrados no Complexo Industrial de Alcântara, Itagüí, enquanto os escritórios estão localizados no Edifício Cortezza, na capital de Antioquia.

“A chegada do BayWa r.e. é uma excelente notícia para a Colômbia e Antioquia. Esses tipos de investimentos são exatamente o que buscamos para aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento em nossas regiões. Isso representa um voto de confiança dos investidores que se alinha com os esforços e objetivos do Governo Nacional em apoio à transição para energias limpas, à adoção de tecnologias de ponta e ao crescimento industrial sustentável do nosso país”, afirmou Carmen Caballero, Presidente da ProColombia.

A BayWa r.e. Solar Trade também participou da ExpoSolar Colômbia, a segunda maior feira da indústria solar da América Latina e do Caribe, realizada de 4 a 6 de outubro em Medellín, no Centro Internacional de Convenções e Exposições Plaza Mayor.

O evento contou com a presença de executivos da empresa da Colômbia e do México, além de profissionais técnicos e comerciais e especialistas de marcas fabricantes. A ExpoSolar Colômbia oferecerá treinamentos, apresentações técnicas e demonstrações de produtos.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal