BBCE vê aumento na energia negociada, mas volume financeiro é menor

Balcão de comercialização de energia vê tendência de alongamento dos contratos no mercado livre
Canal-Solar-BBCE-ve-aumento-na-energia-negociada-mas-volume-financeiro-e-menor.jpg
Volume foi concentrado em uma quantidade menor de operações. Foto: Pixabay

O volume de energia negociado na BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia) cresceu 34,7% em março na comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação a fevereiro, o aumento foi de 30,5%. No total, foram negociados no último mês 24.885 GWh.

De acordo com Felipe Nasciben, diretor de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE, o volume foi concentrado em uma quantidade menor de operações, o que elevou o tíquete médio para 312% em comparação com março de 2022.

“Foram negociadas, ao todo, cerca de 25 TWh em 1460 contratos. Entretanto, com o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) próximo ao piso, o volume financeiro foi 16% menor que o mesmo mês do ano passado”, explica.

Os ativos com vencimento acima de 2024, assim como ocorreu nos demais meses do ano, seguem representando parcela relevante do volume. Com isso, 38,5 % do volume tem vencimento a partir de 2025 e 15,9% do volume foi com energia convencional com preço fixo para entrega anual em 2024

Com altas significativas em janeiro e março, a BBCE encerrou o trimestre com crescimento de 20,5% no volume em relação ao mesmo período de 2022. Foram, ao todo, 75 TWh negociados em 5 mil operações que movimentaram R$ 7 bilhões. O volume financeiro total teve retração de 25,6%.

Dos 11 anos de história da companhia, o 1T2023 foi o período em que houve maior alongamento de prazos. Do volume total transacionado, 57% dos negócios tiveram prazo superior a um ano.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal