BelEnergy assina memorando de entendimento com Huawei

O MoU, firmado em parceria com a HDT Brasil, contribui para o desenvolvimento de uma economia digital sustentável
BelEnergy assina memorando de entendimento com Huawei
Acordo foi firmado para fomentar a digitalização no setor elétrico. Foto: Huawei/Divulgação

A Huawei, por meio da subsidiária Huawei Digital Power, em parceria com a HDT, representante exclusiva no Brasil, assinou um MoU (Memorando de Entendimento) com a empresa BelEnergy.

Para  2023, as empresas colaborarão para atingir a marca dos 300 MW em  produtos e soluções oferecidas pela Huawei, desenvolvendo o mercado fotovoltaico. A  HDT e a BelEnergy estão comprometidas em cooperar no desenvolvimento de projetos utilizando a tecnologia da Huawei Fusion Solar.

“Pretendemos expandir o uso de energia renovável e acelerar a digitalização do setor elétrico no Brasil, promovendo a neutralidade de carbono em diversos setores da economia”, afirmou a Huawei.

A  tecnologia fotovoltaica da companhia possui um conjunto de soluções, desde inversores, otimizadores, até o sistema de armazenamento de energia de string inteligente, que tem a capacidade de melhorar o poder de armazenamento em 15% e o rendimento em até 30%.

Outro  diferencial  apontado pela empresa é que os inversores suportam proteção  inteligente de arco AFCI, e desligam automaticamente em 0,5 segundos, garantindo a segurança dos sistemas.

BelEnergy assina memorando de entendimento com Huawei
MoU entre a Huawei, BelEnergy e HDT Brasil. Foto: Huawei/Divulgação

Nos 11 anos de atuação no Brasil, as tecnologias digitais desenvolvidas pela Huawei ajudaram a gerar 3,9 bilhões de kWh e reduziram em 1,8 milhão de  toneladas as emissões de carbono do país, o equivalente a 2,5 milhões de árvores plantadas.

“Essa nova parceria ajudará a impulsionar os negócios da empresa no país, ampliando o uso de fontes renováveis e acelerando o desenvolvimento de uma  economia de baixo carbono”, afirmou Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power no Brasil.

“É um prazer ter a HDT como a nossa mais nova parceira. Não há dúvidas de que a parceria terá muito sucesso, pois com a HDT e BelEnergy juntas poderemos atingir em 2023 a marca dos 300 MW em produtos comercializados”, enfatizou Sérgio Lucas Junqueira, CEO da BelEnergy.

Para Bruno Monteiro, CSO da HDT Brasil, essa aliança proverá maior capacidade de fabricação de kits solares, logística e ampliação da abrangência de atuação no território nacional com o portfólio Huawei, “líder em todos os segmentos que atua, e que define as tendências tecnológicas do setor”.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal