25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Bento Albuquerque reforça resiliência do setor elétrico durante pandemia

Temos trabalhado incessantemente para garantir a saúde e segurança dos colaboradores

Autor: 10 de agosto de 2020outubro 1st, 2020Setor Elétrico
Bento Albuquerque reforça resiliência do setor elétrico durante pandemia

O ministro de MME (Minas e Energia), Bento Albuquerque, participou, na última sexta-feira (07), de uma live promovida pela Cemig (Companhia Energética Minas Gerais) e reforçou que o setor elétrico brasileiro tem se mostrado resiliente frente a pandemia da Covid-19.

“Temos o SIN (Sistema Interligado Nacional) que se mostrou, neste período de pandemia, bastante eficiente, provendo segurança energética ao país e ao consumidor”, destacou Albuquerque.

O ministro ressaltou ainda como o MME tem se estruturado em relação à situação atual, lembrando da constituição do Comitê de Crise Setorial, ainda em março, e da criação da Conta-Covid.

“Reunimos todos os agentes setoriais para que juntos nós pudéssemos construir o que fosse melhor, não só para a saúde dos colaboradores, que foram essenciais para que os serviços que a sociedade necessitava permanecessem em funcionamento, mas também à saúde do setor elétrico”.

Sobre a Conta-Covid, ele afirmou ser a primeira operação financeira realizada no mercado de infraestrutura nacional no montante de R$ 15,3 bilhões. “Assim, garantimos a saúde do setor elétrico, particularmente das distribuidoras, para que nós mantivéssemos todos os segmentos tanto da geração quanto distribuição”.

Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), a operação injetou liquidez no setor elétrico, atenuando o impacto nas contas de luz dos efeitos financeiros que a pandemia da Covid-19 trouxe para as empresas.

Albuquerque também destacou a preocupação com os consumidores de baixa renda e àqueles que prestam serviços essenciais, garantindo que todos continuarão assegurados. “O desafio continua muito grande. Nos preocupamos com os consumidores, principalmente os de baixa renda, que fazem parte de serviços essenciais. Todos eles estão de certa forma preservados até o final do ano”.

O evento virtual contou ainda com a participação de Reynaldo Passanezi, presidente da Cemig, que comentou o momento de união que o segmento vive no enfrentamento da crise.

“Temos trabalhado incessantemente para garantir a saúde e segurança dos colaboradores e garantir a máxima qualidade na prestação de serviço. Cadastramos mais de 250 mil clientes na Tarifa Social neste período e fizemos doação de equipamentos hospitalares. É um momento de, efetivamente, buscarmos união”, concluiu.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.