Bicicleta movida a energia solar tem autonomia de 100 km

O produto desenvolvido pela Ikea, emite 98% menos CO2 e transporta 150 kg de carga

Visando sustentabilidade e economia enquanto atende às expectativas dos clientes, o Ikea adicionou uma solução de transporte de entrega em domicílio alternativa, sendo ela uma bicicleta movida a energia solar.

Com o nome de Sunrider, a bike transporta 150 kg de carga e vem sendo utilizada para entregas ao redor da loja da empresa na cidade holandesa de Delft. A mesma possui autonomia para rodar cerca de 100 km e emite 98% menos CO2 do que as vans a diesel modernas.

De acordo com a companhia, o produto possui painéis solares instalados na caixa de carga e que são responsáveis por alimentar as baterias de lítio.

Durante o ano de 2022, o foi desenvolvido na Holanda, contando com a ajuda de um piloto para depois avaliar o protótipo. Depois de todos os testes feitos, ficou decidido que seria comercializado em grande escala.

“Esta bicicleta Sunrider pode acomodar cerca de 90 por cento da gama de produtos IKEA. Para nós, é importante explorar novas formas de melhorar a oferta de serviços para os clientes, numa perspetiva mais sustentável, econômica e acessível. A bicicleta de carga movida a energia solar faz tudo isso”, disse Helene Davidsson, gerente de Sustentabilidade da IKEA.

“Queremos atender mais pessoas, e muitos de nossos futuros clientes viverão em cidades com acesso limitado a transporte. Este desafio oferece uma grande oportunidade para explorar novas formas de disponibilizar os nossos equipamentos”, ressaltou.

Na visão dele, a bicicleta movida a energia fotovoltaica será uma adição valiosa ao serviço de última milha, pois oferece uma alternativa silenciosa e livre de emissões que também pode contornar o congestionamento do trânsito.

A meta da empresa agora é levar a Sunrider a outras lojas da marca espalhadas pelo mundo para integrar a frota de veículos de entrega.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal