21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

BNDES anuncia programa para aquisição de créditos de carbono regulares

A precificação do carbono é um estímulo à adoção de processos produtivos mais eficientes e menos poluentes

Autor: 16 de novembro de 2022abril 2nd, 2024Mercado de carbono
1 minutos de leitura
BNDES anuncia programa para aquisição de créditos de carbono regulares

A escolha dos projetos se dará por meio de Chamadas Públicas

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou o programa BNDES Créditos de Carbono, o primeiro de compra de carbono regular por um banco público no Brasil.

Segundo o BNDES, o objetivo é estimular projetos geradores destes créditos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A iniciativa prevê a aplicação de recursos para comercialização de instrumentos de compensação de carbono no mercado voluntário por intermédio de projetos que gerem redução de emissão e/ou captura de carbono. A escolha dos projetos se dará por meio de Chamadas Públicas.

Com a medida, o BNDES também busca chancelar padrões de qualidade para condução do processo de descarbonização da economia brasileira.

“O novo programa Créditos de Carbono reafirma o engajamento do BNDES para remoção dos gases causadores do efeito estufa nas atividades econômicas. O Banco deixa claro para o mercado que, a partir de agora, haverá chamadas públicas regulares. E isso dá a previsibilidade necessária para que as empresas se organizem e estruturem bons projetos”, explicou Bruno Laskowsky, diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.