Um levantamento divulgado pela Solfácil nesta semana revelou que 70% das expansões de sistemas solares no Brasil são feitas por profissionais diferentes dos que realizaram a instalação original. O dado evidencia uma fragilidade no serviço de pós venda e no relacionamento de longo prazo entre integradores e clientes.
O estudo, que ouviu 187 empresas parceiras, mostra ainda que 12% das vendas atuais já correspondem à expansão ou instalação de segundos sistemas solares. Apesar disso, 32% dos integradores apontaram a falta de opções de crédito como principal barreira para ampliar as vendas nesse segmento.
A expansão está diretamente ligada ao aumento do consumo de energia nas residências, impulsionado principalmente pela instalação de aparelhos de ar-condicionado (45%) e pela aquisição de veículos elétricos (7%). Para se ter ideia, o mercado de ar-condicionado cresceu quase 33% em 2024, segundo a ABRAVA, enquanto as vendas de carros elétricos avançaram 89%, conforme dados da ABVE.
“À medida que mais brasileiros eletrificam suas casas, é natural que aumentem sua capacidade solar para compensar o maior consumo de energia”, afirma Brian Korgaonkar, CPO da Solfácil.
Nova linha de financiamento mira expansão de sistemas
De olho nesse movimento, a Solfácil informou que lançou uma nova linha de financiamento específica para ampliação de sistemas solares ou instalação de segundos sistemas, mesmo que o primeiro projeto não tenha sido financiado pela própria empresa.
A proposta busca ajudar os integradores a reativar o relacionamento com antigos clientes por meio do serviço de pós-venda, oferecendo não só ampliações, mas também soluções como armazenamento em baterias e sistemas híbridos.
Para ter acesso a novidade, a Solfácil explica que é necessário que o integrador envie um novo pedido de financiamento para o cliente pela plataforma da empresa. O processo é o mesmo de uma análise de financiamento.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.