A fabricante chinesa DAH Solar confirmou nesta segunda-feira (30) que pode ter havido equívoco na rotulagem de painéis solares enviados ao Brasil, em razão de um equívoco do fornecedor OEM. De acordo com a empresa, há a possibilidade de que módulos da tecnologia TOPCon tenham sido identificados e despachados como se fossem da tecnologia HJT (Heterojunction Technology).
A empresa informou que está apurando a suspeita e que já iniciou medidas para rastrear os lotes potencialmente envolvidos. De acordo com comunicado interno obtido pelo Canal Solar, a matriz da DAH na China e sua subsidiária no Brasil estão trabalhando em conjunto na questão.
Como resposta imediata, a matriz da DAH na China determinou que todos os materiais atualmente em trânsito sejam redirecionados para uma zona alfandegada, de onde serão re-destinados no início da próxima semana. Além disso, o registro do produto junto ao INMETRO foi inativado após solicitação do representante legal da fabricante no Brasil. Segundo a empresa, a medida foi tomada como forma preventiva de evitar a comercialização de lotes possivelmente afetados.
Rastreabilidade
A empresa destacou que a matriz está conduzindo um processo detalhado de rastreabilidade para identificar os lotes exatos que possam conter o alegado erro de rotulagem. Segundo o comunicado, a prioridade é impedir a entrada desses módulos no mercado e garantir que os clientes não sejam prejudicados.
Compromisso com correções
Embora ainda não haja um posicionamento oficial publicado, a fabricante informou que um comunicado formal será enviado por e-mail aos seus clientes, detalhando as medidas em curso. No informe preliminar, a DAH afirma que segue comprometida com a transparência e com a qualidade técnica de seus produtos.
O Canal Solar acompanha o desdobramento do caso e atualizará esta reportagem assim que a empresa divulgar nota oficial.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.