Distribuidoras de energia elétrica de todo país, como do Distrito Federal, São Paulo, Pará, Pernambuco e Piauí, estão preparando operações especiais para o segundo turno das eleições de 2026, marcado para este domingo (25).
As medidas incluem reforço de equipes, monitoramento da rede elétrica, suspensão de desligamentos programados e atendimento prioritário aos locais de votação.
As ações ocorrem após a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinar, em setembro, que concessionárias e permissionárias de distribuição elaborassem planos especiais de atendimento para reduzir o risco de interrupções no fornecimento durante o processo eleitoral.
O objetivo é reduzir o risco de interrupções no fornecimento de energia durante a votação e agilizar o restabelecimento do serviço em caso de ocorrências que possam afetar escolas, cartórios eleitorais e outras instalações utilizadas pela Justiça Eleitoral.
Entre as concessionárias que anunciaram planos de contingência estão a CPFL Paulista, a Enel Distribuição São Paulo, a Equatorial Pará, a Equatorial Piauí, a Neoenergia Pernambuco e a Neoenergia Brasília.
CPFL Paulista
A CPFL Paulista preparou um plano para acompanhar o fornecimento de energia em 2.805 locais de votação situados em sua área de concessão no estado de São Paulo.
Considerando as demais distribuidoras do Grupo CPFL no estado, a operação abrange 4.106 locais. Em Campinas (SP), por exemplo, 267 unidades consumidoras vinculadas ao processo eleitoral terão prioridade no atendimento em caso de interrupção do fornecimento.
A companhia informou que equipes ficarão posicionadas em pontos estratégicos durante o fim de semana, com profissionais de plantão e sobreaviso no COI (Centro de Operações Integrado).
Geradores móveis também poderão ser utilizados em situações específicas. A distribuidora não realizará desligamentos programados nas unidades eleitorais mapeadas durante a votação.
O planejamento inclui o acompanhamento das condições meteorológicas por meio de boletins da Climatempo e foi alinhado com a ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
Um canal exclusivo de comunicação também foi disponibilizado para receber demandas do tribunal e das escolas utilizadas como locais de votação.
Enel SP
Na região metropolitana de São Paulo, a Enel Distribuição São Paulo estruturou uma operação especial nos 24 municípios de sua área de concessão.
A concessionária posicionará equipes próximas aos locais de votação e manterá um representante de seu Centro de Operações na sede do TRE-SP, com uma linha direta de comunicação para agilizar o atendimento.
Os locais classificados como críticos pela Justiça Eleitoral terão monitoramento especial por meio de um painel digital atualizado em tempo real, que permitirá identificar ocorrências e direcionar equipes de campo.
A empresa também poderá realizar manobras remotas na rede elétrica, por meio de sistemas de telecomando, para acelerar o restabelecimento do fornecimento em áreas prioritárias.
Geradores ficarão disponíveis para a sede do TRE-SP e outras instalações estratégicas, enquanto estruturas de telecomunicações essenciais ao processo eleitoral terão acompanhamento e atendimento prioritários.
A operação contará ainda com integração ao CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), envolvendo órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Civil e Militar e CET. A Enel informou que não realizará desligamentos programados na data da votação.
Equatorial Pará
No Pará, a Equatorial manterá 655 profissionais mobilizados, distribuídos em 284 equipes em todo o estado. O planejamento dá continuidade às ações preventivas realizadas no primeiro turno, incluindo inspeções e manutenções nos circuitos que atendem cartórios eleitorais.
Durante a votação, equipes serão posicionadas em locais estratégicos para atender instalações prioritárias, como o Centro Integrado de Comando e Controle, o Tribunal Regional Eleitoral e o Núcleo de Atendimento ao Eleitor.
A distribuidora também manterá suporte operacional na sede do TRE, onde será realizada a apuração dos votos. Profissionais do Centro de Operações Integradas acompanharão as condições do fornecimento, com prioridade para eventuais ocorrências. O monitoramento seguirá até a divulgação oficial dos resultados.
Além das equipes de manutenção, profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação, Segurança e Relacionamento com o Cliente permanecerão de sobreaviso. A estrutura envolverá Belém e as unidades da concessionária em Castanhal, Altamira, Marabá e Santarém, além dos municípios que possuem cartórios eleitorais.
Equatorial Piauí
A Equatorial Piauí também manterá uma operação especial durante o segundo turno, com aproximadamente 550 equipes mobilizadas em todo o estado.
Segundo a distribuidora, quase 100 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores, supervisores, fiscais, analistas, coordenadores e eletricistas, estarão à disposição no sábado e no domingo para atender eventuais ocorrências. A estrutura contempla tanto os principais centros urbanos quanto os municípios mais distantes.
O planejamento inclui reforço das equipes de campo, ajustes nas escalas de sobreaviso, inspeções preventivas de equipamentos e monitoramento intensificado dos principais pontos do sistema elétrico. As medidas buscam reduzir o tempo de resposta e garantir suporte operacional durante todo o período eleitoral.
Neoenergia Pernambuco
Já em Pernambuco, a Neoenergia preparou uma operação para acompanhar o fornecimento de energia em 3.389 locais de votação, incluindo 15 unidades consideradas prioritárias pelo TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco).
A concessionária mobilizará 253 equipes, com suporte de 61 bases operacionais e mais de 50 profissionais dedicados ao monitoramento.
A preparação incluiu a inspeção de mais de 32 mil quilômetros de rede elétrica, a realização de mais de 350 mil podas preventivas e 23 mil serviços de manutenção.
Nos locais considerados prioritários pelo tribunal, foram concluídas inspeções dos circuitos responsáveis pelo abastecimento elétrico dos prédios.
Durante o segundo turno, quatro analistas atuarão no atendimento às demandas relacionadas ao TRE-PE e dois engenheiros ficarão dedicados ao monitoramento da operação.
A empresa também disponibilizará quatro subestações móveis em pontos estratégicos, além de equipamentos emergenciais para agilizar eventuais intervenções.
Em Fernando de Noronha, a distribuidora manterá estoque adicional de combustível para assegurar a autonomia operacional durante o período eleitoral.
Assim como outras concessionárias, a Neoenergia Pernambuco informou que não realizará desligamentos programados para manutenção da rede elétrica durante o fim de semana.
Neoenergia Brasília
No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília manterá equipes de plantão na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante o segundo turno, com acompanhamento em tempo real das condições do sistema elétrico durante a votação e a apuração dos votos.
A operação contempla os 614 locais de votação do Distrito Federal, onde mais de 2,2 milhões de eleitores estão aptos a votar.
Para o período eleitoral, a distribuidora reforçou em mais de 35% o contingente de técnicos de campo e ampliou em 30% a equipe do COI (Centro de Operações Integradas)
Os profissionais foram distribuídos estrategicamente, considerando a concentração de eleitores, o tempo de deslocamento e a importância dos circuitos elétricos para o funcionamento das instalações eleitorais.
Além da presença de equipes no TSE, a operação contará com profissionais no COI e no QG de Solução da distribuidora, além de comunicação direta com o CIOB (Centro Integrado de Operações de Brasília).
O planejamento busca permitir a identificação de eventuais falhas, o direcionamento de equipes e a adoção de medidas para restabelecer o fornecimento de energia com maior rapidez.
A preparação incluiu mais de 6 mil intervenções na rede elétrica e ações de manejo da vegetação em áreas com maior concentração de eleitores.
A concessionária também realizou inspeções nos circuitos que atendem instalações estratégicas, como o TSE, o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, as juntas apuradoras e os principais locais de votação. Segundo a empresa, as pendências identificadas foram corrigidas.
Na rede de subtransmissão, foram inspecionados mais de 1.800 quilômetros de linhas e todas as subestações. A distribuidora também executou mais de 143 manutenções preventivas e corretivas, além de obras de ampliação, renovação e digitalização de equipamentos em cinco subestações.
De acordo com a Neoenergia Brasília, a operação especial dá continuidade ao trabalho realizado no primeiro turno. Na ocasião, segundo avaliação do TRE-DF informada pela concessionária, não houve interrupções da votação por problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica.
As medidas adotadas para o segundo turno buscam reduzir os riscos de falhas na rede e assegurar atendimento rápido a eventuais ocorrências durante o processo eleitoral.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Comentários
Os comentários são moderados antes da publicaçãoOs comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.