BNDES credencia BYD Brasil para Finame de chassis e baterias de ônibus elétricos

O Finame é muito importante para que empresas do setor possam financiar a juros mais baixos
2 minuto(s) de leitura

Em meio à pandemia de coronavírus, uma boa notícia para aquecer o setor elétrico. A BYD Brasil foi credenciada pelo BNDES para que os chassis de ônibus 100% elétricos e as baterias de fosfato ferro lítio utilizadas nos veículos possam ser adquiridos por meio do financiamento do Finame.

Dentro do programa, as empresas interessadas poderão financiar até 80% do valor do ônibus, em um prazo de até 10 anos, com 2 anos de carência. Os 20% de entrada podem ser divididos em 8 parcelas trimestrais.

Os equipamentos enquadrados no Finame foram: bateria refrigerada para ônibus padron elétrico piso baixo D9W e chassis piso baixo 12,5m propulsão elétrica – D9W.

“O Finame é muito importante para que empresas do setor possam financiar a juros mais baixos os ônibus 100% elétricos. A tecnologia limpa, sustentável e de baixo custo de manutenção tem sido muito procurada, mas o investimento esbarrava na falta de política de financiamento atraente. Acreditamos que este será um marco para a introdução do ônibus elétrico no país”, afirma o diretor da Divisão de Ônibus da BYD do Brasil, Marcello Von Schneider.

Vantagens

Os ônibus 100% elétricos podem se tornar uma alternativa econômica em meio à crise. Além de não poluentes, são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional.

Outra vantagem é que o gasto com o abastecimento elétrico chega a ser equivalente que a de um veículo a diesel. Ademais, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em relação ao convencional à combustão.

Frota elétrica

De acordo com a BYD, Campinas conta com 14 ônibus elétricos rodando desde 2018 e São Paulo colocou 15 veículos em operação desde novembro passado. Bauru, Brasília, Maringá, Santos e Volta Redonda também já possuem ônibus elétricos em suas frotas.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal