1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Boletim InfoLink: preços dos módulos fotovoltaicos se estabilizam

Parceria do Canal Solar com a Infolink Consulting apresenta um panorama dos preços da indústria fotovoltaica

Autor: 15 de dezembro de 2023dezembro 18th, 2023Boletim InfoLink
4 minutos de leitura
Boletim InfoLink: preços dos módulos fotovoltaicos se estabilizam

Foto: Fernanda Magalhaes (Magalhães Engenharia Elétrica e Energia Solar)/Divulgação

Esta semana, os preços dos módulos estabilizaram temporariamente, segundo levantamento da Infolink Consulting. Para módulos monofaciais PERC de 182 mm, os preços se fixaram em RMB 0,9-1,03/W, se aproximando de RMB 0,92-0,93/W para novos pedidos.

Alguns fabricantes de módulos têm preços abaixo de RMB 0,9/W ou até mesmo RMB 0,85/W na mesa. Para módulos monofaciais PERC de 210 mm, os preços ficaram entre RMB 1,03-1,1/W, atingindo RMB 0,95-1/W para novos pedidos.

De acordo com a consultoria, a diferença de preço entre módulos de 182 mm e 210 mm gradualmente se estreitará após a conclusão dos pedidos e diminuirá lentamente no futuro.

Os preços de módulos TOPCon variaram de RMB 0,9/W a RMB 1,18/W. Os pedidos anteriores foram entregues a RMB 1,08-1,18/W esta semana.

Os fabricantes de módulos começaram a receber pedidos a RMB 0,98-1,05/W, potencialmente RMB 0,97-0,98/W. As negociações para os pedidos do próximo ano têm visto cotações de preços de RMB 0,9/W, mesmo RMB 0,88/W.

Já os preços dos painéis HJT permaneceram estagnados devido a preocupações com custos e ao mercado ainda em desenvolvimento. Os preços atualmente variam de RMB 1,25/W a RMB 1,35/W na China, enquanto se mantêm estáveis em USD 0,160-0,170/W nos mercados fora da China.

Preços das células apresentam leve queda

Os preços das células tipo P continuaram a cair esta semana, caindo 4-5% em relação à semana passada. Os preços de negociação das células M10 caíram na faixa de preço baixo da semana passada, principalmente em RMB 0,38/W. As células G12 foram negociadas a RMB 0,43/W após contínuas reduções de preços.

Para células M10 tipo N, os preços convencionais caíram ligeiramente para RMB 0,48-0,49/W esta semana. As células G12 HJT, principalmente para uso interno e menos para vendas externas, tiveram preços de 0,65-0,7 RMB/W para células de alta eficiência.

Devido ao declínio contínuo na demanda por produtos PERC 182 mm, a diferença de preço entre as células do tipo n e do tipo p aumentou, atingindo RMB 0,1/W.

Segundo a Infolink, na quarta-feira (13) a célula M10 estava sendo cotada em RMB 0,45/W. Ainda de acordo com a consultoria, com a queda dos preços dos wafers, os preços das células M10 TOPCon podem cair ainda mais na próxima semana.

Sobre estoque, a Infolink informou que os níveis de estoque variam entre os diferentes fabricantes de células. Alguns observaram um aumento lento no estoque, principalmente de céulas PERC, enquanto alguns mantiveram os níveis de estoque dentro de uma semana de produção devido a cortes drásticos na produção.

Devido à baixa lucratividade, a maioria dos fabricantes reduziu a produção de células PERC de 182 mm. Outros fabricantes modificam as linhas de produção para células retangulares de 183,75 mm, para as quais acreditam que a demanda do mercado permanece. Vários fabricantes fecharam linhas de produção obsoletas de PERC para evitar perdas de caixa.

“A falta de lucratividade em todo o setor leva os fabricantes a apresentarem estratégias e decisões variadas. Alguns reduziram ou encerraram a produção, enquanto outros utilizam as suas reservas de dinheiro para sustentar a produção e competir pela quota de mercado”, avaliou a Infolink


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.