Bonde de Santos passa a ser abastecido por energia solar

Prefeitura também pretende expandir o uso da fonte fotovoltaica para outros quatro veículos do município
Bonde de Santos passa a ser abastecido por energia solar
Painel solar no teto abastece a iluminação e o sistema de multimídia do bonde. Foto: Carlos Nogueira

O Bonde do Camarão, uma das principais atrações do centro histórico de Santos (SP), passou a ser abastecido com energia solar nos últimos dias.

A nova tecnologia alimenta os sistemas de multimídia e iluminação do veículo, substituindo o modelo anterior, que utilizava um motor.

Segundo a Prefeitura de Santos, a adoção da fonte fotovoltaica trará diversos benefícios para a cidade, entre eles:

  • Redução de custos operacionais;
  • Menos ruído durante o percurso, proporcionando viagens mais silenciosas e confortáveis;
  • Diminuição das emissões de CO₂, contribuindo para um ambiente mais sustentável;
  • Modernização e expansão do projeto.

A instalação do sistema de energia solar foi coordenada pelo engenheiro eletricista Marcos Rogério Nascimento, responsável pela equipe técnica da CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O profissional explica que desde a aquisição dos equipamentos até a montagem e realização de testes, foram necessários 60 dias de trabalho e avaliações.

“A bateria e o controlador de carga foram instalados sob um dos bancos e os cabos passados pelo interior do carro, mas ficando também imperceptíveis”, disse ele.

Além da implementação no Bonde do Camarão, o município também pretende expandir o uso da energia solar para outros quatro bondes elétricos que transportam moradores e turistas em passeios pelos pontos históricos da cidade.

“O Bonde Camarão foi um projeto-piloto que desenvolvemos e colocamos em circulação. Deu certo e agora, com o aval da diretoria, vamos partir para outros elétricos da frota”, acrescentou Nascimento.

Os próximos veículos a receberem o sistema serão o Bonde Pelé e o Bonde Aberto, cujo processo para aquisição dos equipamentos já foi iniciado.

“O projeto-piloto com o Bonde Camarão, nos deu referências para os próximos. Sabemos, por exemplo, que é possível utilizar uma placa com maior potência”, explicou o engenheiro.

História do Bonde do Camarão

Bonde do Camarão em circulação pela cidade de Santos (SP). Foto: Carlos Nogueira

O Bonde do Camarão, de número 40, foi fabricado em 1911 com mecânica original escocesa e carroceria em madeira cabreúva, atualmente em extinção. Seu design foi projetado nos anos 1950, quando passou por uma modernização.

Com capacidade para 28 passageiros, recebeu reproduções de propagandas da época em que os bondes elétricos ainda circulavam regularmente em Santos.

O modelo é idêntico aos que rodaram na cidade até a década de 1970 e pode atingir 50 km/h. Seu nome deriva do formato fechado da carroceria e da cor original vermelha.

O bonde entrou na linha turística em 26 de janeiro de 2002 e, em julho de 2011, foi transformado no Bonde Baleia, em homenagem ao tricampeonato da Copa Libertadores do Santos Futebol Clube. Durante esse período, a parte interna foi decorada com imagens que relembram os títulos de 1962, 1963 e 2011.

Em setembro de 2013, o elétrico retomou a pintura original prata e vermelha. Desde 11 de abril de 2017, ele circula com a cor verde, que mantém até os dias atuais.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal