Brasil adiciona 1,6 GW à matriz elétrica em dois meses

Em 2025, 36 novas usinas foram liberadas para operação comercial, distribuídas por 10 Estados
Brasil adiciona 1,6 GW à matriz elétrica em dois meses
Foto: Divulgação/ANEEL

O Brasil ampliou a sua capacidade instalada em 165,3 MW no mês de fevereiro na matriz elétrica, impulsionado pela entrada em operação de cinco usinas eólicas (64,2 MW), uma termelétrica (53,13 MW) e quatro pequenas centrais hidrelétricas (47,98 MW).

Com isso, o primeiro bimestre do ano encerra com um total de 1.613 MW adicionados à matriz elétrica, elevando a capacidade instalada do país para 209.904 MW, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Nos dois primeiros meses de 2025, foram 36 novas usinas liberadas para operação comercial, sendo:

  • 13 solares fotovoltaicas, totalizando 597,21 MW;
  • 3 termelétricas, com 513,53 MW;
  • 15 eólicas, somando 379,2 MW;
  • 5 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com 57,31 MW.

As novas usinas foram distribuídas por 10 estados, em todas as regiões do país. O Mato Grosso do Sul liderou a expansão no bimestre, com 437,13 MW, seguido por Minas Gerais (336,83 MW). Já em fevereiro, o maior crescimento foi registrado na Bahia, com 64,2 MW, decorrentes da entrada em operação de cinco usinas. A expectativa da ANEEL é que, ao longo de 2025, a expansão da matriz elétrica alcance 9,95 GW, número próximo ao recorde de 10,79 GW registrado em 2024.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.