O Brasil superou a marca de 10,2 GW de novas unidades geradoras liberadas em 2024, impulsionado pela expansão das renováveis, como solar e eólica. Segundo a ANEEL(Agência Nacional de Energia Elétrica), mais de 95% da capacidade liberada este ano é de fontes renováveis.
O marco foi atingido em novembro com a liberação da unidade 31 da Usina Solar Vista Alegre XII, em Minas Gerais, um mês antes do fim do ano, reforçando a trajetória de crescimento sustentável e descentralização da matriz energética nacional.
Ao longo do ano, foram liberadas 279 novas usinas. Desse total, 273 são movidas por fontes renováveis, com destaque para 134 usinas solares e 114 parques eólicos.
A expansão também inclui 8 PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), 2 Centrais CGHs (Geradoras Hidrelétricas) e 15 termelétricas alimentadas por biomassa.
Além disso, 6 termelétricas foram ativadas para reforçar a segurança energética do sistema nacional e atender regiões isoladas no Norte do país.
De acordo com a ANEEL, em 2016, a capacidade liberada chegou a 9,5 GW, e esse valor só foi superado em 2023, quando houve a marca de 10,3 GW. Em 2024, há grande expectativa de superação do recorde de 2023.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].