2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Brasil bate novo recorde na produção de energia renovável, diz CCEE

Cenário favorável para geração hídrica permitiu a comercialização do maior volume de eletricidade da história com Argentina e Uruguai

Autor: 2 de maio de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Brasil bate novo recorde na produção de energia renovável, diz CCEE

Hidrelétrica de Furnas com vertedouro aberto. Fotos: Divulgação/Furnas

O Brasil produziu quase 70 mil MWmed nos primeiros meses deste ano e 94% desta energia elétrica foram geradas por fontes renováveis. É o que apontou um levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

De acordo com a Câmara, este é o maior índice de participação de energia limpa na matriz energética do país nos últimos 10 anos. A maior parte foi gerada pelas hidrelétricas (77%), seguidas das usinas eólicas (12%), solares (3%) e biomassa (2%).

“Estamos chegando ao final do período úmido com níveis confortáveis nos reservatórios de água do país e com boa representatividade das fontes alternativas, que ajudam a complementar a oferta de energia”, avalia Rui Altieri, presidente da CCEE.

“Será um ano sustentável, no que diz respeito aos ganhos para o meio ambiente, e muito mais confortável do ponto de vista segurança no fornecimento para a população”, destacou.

O cenário favorável para a geração hídrica ainda permitiu ao Brasil exportar 1.445 MWmed para a Argentina e Uruguai no primeiro trimestre, volume recorde na história das negociações de energia com os países vizinhos.

Segundo a CCEE, uma boa parte foi enviada pelo mecanismo de Energia Vertida Turbinável – EVT, uma operação lançada recentemente com o apoio da Câmara para otimizar o uso de recursos hídricos.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.