21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Brasil deve adicionar 44 GW de potência de energia solar até 2027

Solar Power Europe aponta que o país terá taxa de crescimento anual de 23%, apesar das perspectivas de apoio político serem incertas

Autor: 29 de junho de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Brasil deve adicionar 44 GW de potência de energia solar até 2027

Brasil terá 68 GW nos próximos cinco anos, estima Solar Power Europe. Foto: Isabella Ribeiro - Biowatts Energia Solar

Apesar das perspectivas de apoio político ao segmento fotovoltaico serem incertas, o Brasil apresenta um dos maiores incrementos em instalações até 2027. É o que apontou o Global Market Outlook, da Solar Power Europe.

De acordo com o relatório, o país está na sexta colocação, adicionando 44 GW entre 2023 e 2027, o que corresponde a uma taxa anual de crescimento de 23%. No total, as projeções indicam que o Brasil terá 68 GW nos próximos cinco anos.

“Embora o Brasil tenha registrado um aumento das instalações fotovoltaicas em 2022, que se espera que continue em 2023 até à conclusão dos projetos, prevê-se um ritmo mais lento a partir de 2024”, apontaram.

A Solar Power Europe indicou ainda que a Turquia, junto ao Brasil, são os dois únicos países com perspectivas incertas. No caso da Turquia, embora o governo apoie a implantação da energia solar por meio de leilões e políticas de medição da rede, a situação financeira poderá revelar-se um desafio.

“A Turquia tem-se debatido com taxas de inflação muito elevadas o que pode dificultar o financiamento dos projetos”, ressaltaram. Já a Coreia do Sul, por exemplo, é o único país para o qual o estudo prevê condições meteorológicas realmente adversas para o setor solar.

A decisão do país de dar prioridade à expansão da energia nuclear em detrimento das renováveis prejudicou a implantação da tecnologia fotovoltaica. O país reduziu o seu objetivo global de energias renováveis de 30,2% para 21,6% até 2030. Em consequência, caiu da 9ª posição para a 14ª posição na classificação.

Perspectivas dos principais mercados de energia solar. Tabela: Solar Power Europe

Perspectivas dos principais mercados de energia solar. Tabela: Solar Power Europe

Adições globais

Em 2022, a Solar Power Europe destacou que o mundo instalou 239 GW de potência de energia solar, superando finalmente a escala TW. Isso representa 45% a mais de capacidade de energia fotovoltaica do que no ano anterior.

“Os desenvolvimentos positivos do mercado nos primeiros meses de 2023 prometem outro ano de boom solar, que deverá resultar em 341 GW de potência de energia solar recém-adicionada à rede até o final do ano – o que equivale a um crescimento de 43%”, concluíram.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

  • Arnoldo Mesquita disse:

    A Julgar pelos últimos 5(cinco) anos não tem como o Brasil ser ultrapassado por outros países, mas talvez ainda não alcance a quinta da posição dos pioneiros, Alemanha, e/ou da índia em 2027.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.