29 de novembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 10,8GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,6GW

Brasil lançará títulos verdes na Bolsa de Valores de Nova Iorque 

Iniciativa busca capitalizar recursos com investidores internacionais para projetos de energias renováveis

Autor: 8 de setembro de 2023Investimentos e Negócios
3 minutos de leitura
Brasil lançará títulos verdes na Bolsa de Valores de Nova Iorque 

Os títulos verdes são recursos voltados para projetos de sustentabilidade. Foto: Freepik

O Ministério da Fazenda lançará, nos próximos dias, na Bolsa de Valores de Nova Iork, os chamados green bonds – títulos verdes que visam capitalizar mais de US$ 2 bilhões no mercado internacional. 

A ideia do governo brasileiro é que os recursos sejam aplicados em projetos sustentáveis que visem tanto a produção de energia renovável e a eficiência energética, como temas ligados à preservação dos biomas nativos e dos recursos naturais.

Nesta terça-feira (05), o Tesouro Nacional publicou o documento que traça as diretrizes para a emissão dos títulos junto aos investidores internacionais. 

As regras foram elaboradas pelo Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas e contou com apoio do Banco Mundial e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A iniciativa é uma das principais agendas do Governo Federal no Congresso Nacional, sendo considerado uma aposta para colocar o país como destaque na agenda ESG. 

Após a captação dos recursos, o Governo Federal deverá publicar, periodicamente, dois relatórios aos investidores estrangeiros. Um deles mostrando onde os recursos foram aplicados e outro com os resultados de políticas públicas relacionadas à agenda ambiental.

O que são green bonds?

Tratam-se de títulos de renda fixa emitidos por empresas, governos e organizações para viabilizar iniciativas econômicas de sustentabilidade.

Os green bonds vêm ganhando destaque no mundo por conta do cenário atual de investimentos, uma vez que estão disponíveis em vários mercados e podem ser uma importante ferramenta de alavancagem para novas iniciativas e tecnologias. 

Como funcionam os green bonds?

O dinheiro arrecadado dos investidores e sua emissão ocorre da mesma forma que qualquer outro título governamental ou privado. Os investidores que compram os papéis esperam um retorno financeiro com a valorização dos títulos.

Antes de serem aplicados, os green bonds precisam ser verificados por instituições que têm o papel de atestar a validade dos projetos sustentáveis aos quais os recursos serão destinados.

Primeiro, é feita uma análise de mercado e a elaboração do projeto. Após isso, as empresas ou governos elaboram um plano com foco ambiental ou que contribua para o combate às mudanças climáticas.

Em seguida, é feita a certificação. Antes de ser emitido, o título deve ser analisado por uma avaliadora externa para garantir que os recursos serão destinados para os projetos verdes e com indicadores de impacto bem definidos.

O terceiro passo é a emissão e oferta do título aos investidores. Um órgão intermediador, como um banco, uma agência financeira ou corporações credenciadas emitem o título.

Por fim, é feita a pós-emissão, onde deverão ser reportados os relatórios contendo o detalhamento dos investimentos do título verde. Além disso, também é necessária a apresentação de garantias para emissão dos green bonds.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.