Brasil ultrapassa 5 GW de capacidade instalada de usinas FV com GC

Bahia, Piauí e Minas Gerais são os estados com mais empreendimentos dessa fonte
1 min 20 seg de leitura

O país superou nesta quinta-feira (26) os 5 GW de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas com GC (geração centralizada) geradoras que receberam concessão do Governo Federal e que estão conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional), segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)

De acordo com a Agência, foi identificada a ultrapassagem da marca de 5 GW com a liberação para operação comercial de 152 unidades geradoras da Usina Fotovoltaica Coremas VII, no município de Coremas (PB), totalizando 27 MW.

Entre os estados com maior capacidade instalada proveniente de usinas solares centralizadas, se destacam a Bahia, com 1,35 GW; o Piauí, com 1,16 GW; e Minas Gerais, com 730 MW.

Ainda segundo a ANEEL, até 2017, as usinas solares fotovoltaicas não participavam da matriz elétrica do Brasil. “A rápida ascensão observada nos últimos cinco anos deve se manter em ritmo acelerado”, prevê a Agência.

“Neste momento, estão em construção empreendimentos com aproximadamente 4,7 GW de capacidade, com previsão de entrada em operação entre 2022 e 2023. Outras usinas solares outorgadas pela ANEEL e em vias de serem construídas possuem quase 51 GW de potência outorgada”, informou a Agência.

Micro e minigeração se aproximam dos 11 GW

Além dos 5 GW de geração solar centralizada, o Brasil contava nesta quinta-feira (26) com 10,74 GW de potência instalada em unidades de micro e minigeração distribuída. Aproximadamente 1,3 milhão de consumidores utilizam os créditos pela energia gerada por 1,01 milhão de unidades de micro e minigeração.

Veja também

Brasil terá mais de 34 GW de geração distribuída solar em 2031

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.