24 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Brasil terá 1ª mina abastecida com energia solar fotovoltaica

A expectativa é que a usina fotovoltaica esteja operando de forma integral no primeiro trimestre de 2021

Autor: 3 de outubro de 2020outubro 28th, 2020Brasil
2 minutos de leitura
Brasil terá 1ª mina abastecida com energia solar fotovoltaica

A mina de manganês da Buritirama, localizada no município de Marabá (PA), será a primeira no Brasil a operar com energia 100% renovável. A mineradora fechou um acordo com a Micropower, empresa que desenvolve projetos de energia limpa no país, para a construção de uma usina solar fotovoltaica que será integrada as baterias da Tesla.

“Essa mina será, possivelmente, também a primeira no mundo a operar 100% com energia renovável, com geração no local”, disse o empresário João Araújo, CEO da Buritirama.

“O Brasil merece ser pioneiro na eco mineração, que entra em uma fase de harmonia com o ecossistema: com o sol, o ar, a água e à terra. A revolução no setor começou. Estamos passando uma mensagem de responsabilidade para as próximas gerações. Uma de nossas metas é a aproximação com a geração Z”, acrescentou Araújo.

A expectativa é que a usina fotovoltaica esteja operando de forma integral no primeiro trimestre de 2021.

Sobre a Buritirama

A mineradora, maior produtora de manganês do Brasil, exporta 90% de sua produção para a Europa, Ásia e América do Norte, e durante a pandemia manteve os 3.500 empregos diretos e indiretos. Em 2019, a companhia registrou receita de R$ 1,4 bilhão.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.