O crescimento da energia solar no Brasil continua a todo vapor. A fabricante chinês Amerisolar anunciou que a nova fábrica de módulos fotovoltaicos entrará em operação no início de maio em Minas Gerais. A capacidade de produção inicial será entre 100 e 200 MW.
Instalada desde o início do ano no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a multinacional, que até então só importava e vendia equipamentos de energia solar, agora os produzirá na capital mineira.
De acordo com Gustavo Henrique de Almeida, CEO da Amerisolar Brasil, com os contratos em vigor e o novo financiamento, a empresa já está em grande demanda, tanto para comercialização no mercado interno quanto para exportação. “A ideia é faturar R$100 milhões apenas neste primeiro ano de operação”, acrescentou.
Essa é a sétima fábrica da empresa, que já possui unidades na China e na Austrália. A instalação e operação no setor de aeroportos permitirá importar o material e usá-lo em uma área livre de impostos, o que influenciará diretamente o custo final.
Mais MW para MG
Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Minas Gerais é o estado com maior capacidade instalada no Brasil. São 456,5 MW de potência.
Em segundo lugar, o estudo aponta o Rio Grande do Sul, com uma capacidade instalada de 348,2 MW de potência. Em terceiro aparece São Paulo (297,2 MW), seguido de Paraná (214,4 MW) e Mato Grosso (147,9 MW).