Brasil ultrapassa marca de 2 milhões de sistemas de GD solar

São Paulo é o estado com maior número de conexões, seguido pelo Rio Grande do Sul e Minas Gerais
Brasil ultrapassa marca de 2 milhões de sistemas de GD solar

A energia solar atingiu mais uma marca simbólica no Brasil: a de 2 milhões de sistemas instalados no segmento de micro e minigeração distribuída, mostram dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Neste mercado, as conexões fotovoltaicas somam hoje quase 22 GW de potência instalada e beneficiam mais de 2,61 milhões de UCs (unidades consumidoras) em todos os estados brasileiros.

Atualmente, São Paulo é o estado com maior número de sistemas instalados, com mais de 324,7 mil conexões, seguido pelo Rio Grande do Sul (254,2 mil), Minas Gerais (248,3 mil), Paraná (173,3 mil) e Bahia (107,1 mil), respectivamente.

Entre as classe de consumo, a residencial segue sendo a que responde pela maior quantidade de sistemas solares em micro e minigeração distribuída: pouco mais de 1,57 milhão de conexões, o que corresponde a quase 80% do total. 

Em seguida, aparecem as categorias comercial, rural e industrial, com 215 mil, 173 mil e 32 mil conexões, respectivamente. 

Os dados da Agência mostram ainda que 5.530 do total de 5.570 cidades do país já possuem ao menos um sistema de GD solar instalado em residências fechadas ou pequenos terrenos.

A maior dificuldade de penetração da fonte ainda ocorre em municípios isolados dos grandes centros ou em comunidades remotas, onde o acesso é possível apenas por meio de barcos ou transportes aéreos.  

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais notícias

Leia mais

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal