Empresários brasileiros do mercado de energia solar participaram do primeiro workshop internacional do Performa Solar Experience Alemanha, que aconteceu entre 14 a 20 junho.
A iniciativa promoveu, para 12 empresários do mercado solar, a experiência de visitar os três dias da Intersolar Europe, a primeira usina solar instalada em telhado de 1 MW do mundo, além da oportunidade de visitas técnicas locais relacionadas à energia renovável.
A experiência também incluiu uma palestra com o engenheiro brasileiro Leandro Copetti Walter, líder de projetos na RWE, que comentou sobre as diferenças técnicas e comerciais do setor de energia solar entre Alemanha e Brasil.
Por fim, os empresários tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica em Wildpoldsried, um município da região do Oberallgäu, na Alemanha. A cidade é reconhecida por ser um exemplo de energia 100% renovável, incluindo solar, eólica, hidrelétrica e biomassa.
Para Paulo Pessuti, responsável pelo Performa Solar Experience Alemanha, as experiências e a troca de conhecimento foram únicas e impulsionará ainda mais o desenvolvimento do setor de energia solar no país.
“A Performa Solar Experience Alemanha ofereceu aos empresários brasileiros uma semana repleta de experiências. Eles tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, presenciar inovações de perto e estabelecer contatos internacionais”, comenta Pessuti.
Jean Diniz, Co-founder da SolarView,comenta que a experiência ofereceu muitos contatos, principalmente, com fabricantes, o que ajudou a fortalecer as parcerias para integrações de monitoramento.
“Tivemos a oportunidade de conhecer inovações que vão chegar no Brasil e vimos que podemos contribuir para ser um canal de divulgação e difusão dessas inovações assim que chegarem no Brasil”, acrescentou.
Diniz ainda ressalta que a experiência trouxe a ideia de fazer o básico bem feito. “A gente nota que as empresas alemãs têm o hábito de fazer o básico bem feito para gerar menos manutenção e para manter o funcionamento a longo prazo. É algo que notamos ao conhecer melhor o mercado alemão e com certeza vamos trazer essa experiência para cá”.
“O mercado brasileiro está apenas no começo, tem muitas evoluções para acontecerem do ponto de vista tecnológico, de processos e de serviços. Essa oferta de serviços, com certeza vai ampliar, podendo observar o mercado maduro como o alemão”, complementou Diniz.
Caio Lucena, Diretor de Projetos e Marketing da Plug Solar Energia fala do Performa como uma experiência incrível e que trouxe algumas facilidades.“Consegui algumas reuniões bem importantes e a visita à primeira usina MV do mundo valeu a pena demais”, comenta Lucena
“Ir para a Intersolar em Munique dá uma outra visão de como nosso setor é forte. E recarrega nossas energias. O setor aqui no Brasil ainda é um bebê, tem muito mercado pra desbravar ainda”, acrescenta.