[gtranslate]

Brasol e Aegea inauguram duas usinas solares em Petrópolis (RJ)

Usinas possuem potência instalada de 2,57 MWp e estão entre as cinco maiores do estado
Usinas possuem potência instalada de 2,57 MWp e estão entre as cinco maiores do estado
A expectativa é que o empreendimento gere 3,7 GWh por ano. Foto:Divulgação/Brasol

A Brasol, empresa especializada em desenvolvimento de projetos de geração de energia limpa, e a empresa de saneamento Aegea firmaram parceria e inauguram duas usinas solares em Petrópolis (RJ). 

As plantas ocupam uma área de 12,3 mil metros quadrados e possuem 4,7 mil módulos e oito inversores. A expectativa é que as usinas gerem 3,7 GWh por ano.

O investimento vai atender o consumo energético de 27 unidades das Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água tratada e o esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro com cerca de 10 milhões de clientes.

Além deste projeto, estão previstas novas usinas nesse mesmo estado e expansões em Mato Grosso, consolidando a parceira nestas regiões.

A parceria entre a Brasol e a Aegea vem desde 2022, quando inauguraram as dez primeiras usinas nos estados de Mato Grosso e Amazonas, totalizando 5,2 MWp de potência instalada. De acordo com as empresas, a estratégia é priorizar uma matriz elétrica renovável e a redução do consumo de energia. 

Segundo Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea, a empresa possui 97% da energia consumida em suas unidades são de fontes renováveis.

David Betancur, COO do Brasol, comenta que as usinas implementadas estão entre as cinco maiores do Rio de Janeiro e vão abastecer a região serrana do estado com um modelo de energia sustentável. 

“Com potência instalada de 1,3 MWp e 1,27 MWp, respectivamente, elas ocupam a terceira e quarta posição entre as maiores usinas fotovoltaicas de GD (geração distribuída) do estado, segundo a classificação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)”, complementa Betancur.

Para o CEO e fundador da Brasol, Ty Eldridge, a parceria com a Aegea, tem sido um exemplo e referência no segmento. “As usinas atenderão às necessidades de consumo de energia das unidades locais da Águas do Rio, e contribuirão com as metas de sustentabilidade da Aegea”, afirma.

O diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, reforça o compromisso da empresa em buscar opções sustentáveis para sua operação. 

“Águas do Rio nasce com o DNA da Aegea, da experiência de 12 anos transformando vidas. Toda a nossa atuação é embasada pelas melhores práticas ESG do mundo e isso inclui abastecer nossos sistemas com energia renovável”.

Picture of Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.