Brookfield Renewable fecha acordo para projeto solar no Brasil

Aproximadamente 75% do projeto possui contratos de compra de energia vinculados à inflação a longo prazo

A Brookfield Renewable, uma das maiores investidoras do mundo em energia renovável, anunciou nesta semana que vai investir aproximadamente US$ 200 milhões em um projeto solar de 1200 MW no Brasil.

“Esta aquisição representa uma oportunidade única de investir em um dos maiores projetos de desenvolvimento solar do mundo”, afirmou Sachin Shah, CEO da Brookfield Renewable.

Essa é a segunda aquisição consecutiva da Brookfield em energia solar no país. No fim de janeiro deste ano, a empresa estreou no setor fotovoltaico brasileiro com a compra de um conjunto de projetos no Nordeste.

A empresa opera uma das maiores plataformas de energia renovável de uso público e de capital aberto do mundo. Seu portfólio consiste em instalações hidrelétricas, eólicas, solares e de armazenamento na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia e totaliza mais de 19 mil MW de capacidade instalada de fontes renováveis e um pipeline de desenvolvimento de 15 mil MW.

Segundo o anúncio, a transação do acordo para a aquisição do projeto em território brasileiro deve ser concluída no quarto trimestre de 2020. A entrega do projeto está prevista para início de 2023.

Ainda de acordo com a empresa, aproximadamente 75% do projeto possui contratos de compra de energia vinculados à inflação a longo prazo. O objetivo é contratar a geração restante antes do início da construção.

Shah ainda destacou que a transação está em sintonia com o objetivo da empresa de continuar como líder global em investimentos em energia renovável. “Esse investimento está alinhado à nossa estratégia contínua de adquirir projetos de desenvolvimento em estágio avançado, alavancando nossas capacidades de construção e marketing de energia e experiência de longa data para obter retornos atraentes. Em termos mais amplos, o investimento aprimora ainda mais nosso pipeline de desenvolvimento global tecnologicamente diversificado de 15 mil MW, e continua a posicionar a Brookfield Renewable como líder global em investimentos em energia renovável e parceira de governos e empresas na descarbonização de redes globais de eletricidade”, ressaltou Shah.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal