BYD assina contrato com Metrô de SP para fornecimento de trens

Esta obra é aguardada há anos pela população de São Paulo. Teremos um enorme prazer em realizar este projeto
2 minuto(s) de leitura

O trânsito de São Paulo é conhecido por ser caótico, afinal a cidade tem 7,4 veículos para cada 10 habitantes, segundo pesquisa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ao todo, são mais de 8 milhões de carros, motos, ônibus ou caminhões circulando palas ruas e avenidas da capital paulista.

Com o objetivo então de aliviar a pressão sobre o tráfego da cidade, a BYD e o Metrô de São Paulo assinaram o contrato para o fornecimento dos trens do Projeto Linha 17 (Ouro). A empresa será responsável por fornecer 14 composições do sistema Skyrail, com cinco carros cada um, projetado para atingir um fluxo diário de até 185 mil passageiros.

Nessa primeira fase da Linha 17, está prevista a ligação do Morumbi ao aeroporto de Congonhas, num trajeto de 7,7 km com oito estações. Com as outras duas fases o projeto alcança 17,7 km.

“Esta obra é aguardada há anos pela população de São Paulo. Teremos um enorme prazer em realizar este projeto de suma importância para a mobilidade da maior cidade do Brasil”, disse Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

Sobre o projeto

O SkyRail da BYD é um sistema de monotrilho suspenso. Com um investimento de US$ 1 bilhão, o modelo foi desenvolvido por uma equipe de mais de mil profissionais. O SkyRail traz custos mais baixos, menor período de construção e maior adaptabilidade do terreno, além de ser eficiente em termos energéticos, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa.

Skyrail também em Salvador

A Região Metropolitana de Salvador também será beneficiada pelo sistema Skyrail. O chamado VLT do Subúrbio vai ligar Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho. O equipamento ainda chegará à estação Acesso Norte do metrô, atingindo um total de 24 quilômetros de extensão. Ao todo, serão 172 mil pessoas transportadas por dia, dentro de uma região que abriga mais de 600 mil cidadãos.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal