4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

BYD fabrica 1º chassi de ônibus elétrico articulado para piso alto do Brasil

Autor: 15 de setembro de 2020outubro 14th, 2020Brasil
2 minutos de leitura
BYD fabrica 1º chassi de ônibus elétrico articulado para piso alto do Brasil

A BYD concluiu a fabricação do primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil de piso alto, que se adapta a demanda e aos projetos de BRT (Bus Rapid Transit). A fabricante já tinha finalizado, em junho, o mesmo equipamento só que de piso baixo. Os veículos serão produzidos em escala na fábrica da empresa, em Campinas (SP).

O modelo chassis D11A, com 22 metros de comprimento, será movido a baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 km com uma carga completa. O chassi segue para implemento da carroceria e posterior processo de homologação. 

“O ônibus foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque. Desta forma, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes”, disse Marcello Von Schneider, diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil.

Mobilidade urbana e sustentabilidade

Segundo a BYD, os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus comum a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Já os movidos a eletricidade evitam a emissão de 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou a operação da sua terceira fábrica no Brasil, no PIM (Polo Industrial de Manaus). A planta fabril é dedicada a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio, inicialmente voltada para toda a linha de chassis de ônibus 100% elétricos. Com um investimento de R$ 15 milhões, a fábrica, instalada em uma área de 5 mil metros², permite a expansão de novas linhas de produção no futuro.

Atualmente, a fábrica de Campinas possui capacidade de produção de 720 chassis por ano, com previsão de aumento de até 1.440 ao ano. A estrutura produz chassis para ônibus elétricos dos modelos D9W (urbano 13 metros piso baixo), D9A (urbano 13 metros piso alto), D9F (fretamento), articulado D11 B (Piso baixo) e articulado D11A (Piso alto).

{loadmoduleid 228}

{loadmoduleid 248}

{rfbcomment}100%{end-rfbcomment}

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.