27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

BYD inicia operações da 1ª fábrica de baterias de fosfato ferro-lítio no Brasil

Segundo a fabricante, a nova unidade fabril terá capacidade de produzir até mil baterias por ano

Autor: 26 de agosto de 2020março 18th, 2021Brasil
BYD inicia operações da 1ª fábrica de baterias de fosfato ferro-lítio no Brasil

A BYD, fabricante de veículos elétricos e módulos fotovoltaicos, iniciou as operações da primeira fábrica de baterias de fosfato ferro-lítio no país, localizada no PIM (Polo Industrial de Manaus).

A linha de produção será inicialmente voltada para os chassis de ônibus 100% elétricos, desenvolvidos em Campinas (SP). No total, foram investidos R$ 15 milhões na planta, instalada em uma área de 5 mil m².

Segundo a BYD, a nova fábrica terá capacidade de produção de até mil baterias por ano. A quantidade inicial projetada para ser entregue até novembro é de 272 baterias de fosfato de ferro-lítio.

“Com o nosso investimento, também poderemos fazer parcerias com empresas interessadas em potencializar a eletrificação de seus equipamentos. A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no país”, disse Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

“Estamos produzindo uma margem de 28 baterias a cada dois dias. É muito rápida e técnica a operação, já que temos aqui em Manaus toda uma infraestrutura montada e robotizada para entregar as baterias com maior rapidez e mais segurança”, destacou Li.

Ainda de acordo com a BYD, a cidade de São José dos Campos (SP) será a primeira a ser beneficiada com as baterias produzidas no Brasil. Ao todo, a empresa vai fornecer 12 ônibus articulados de 22 m, com zero emissão de poluentes e sem ruído.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.