21 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Campinas recebe cinema movido a energia solar com sessões gratuitas

CineSolar será montado em Campinas hoje e amanhã em Monte Mor

Autor: 2 de março de 2023Brasil
3 minutos de leitura
Campinas recebe cinema movido a energia solar com sessões gratuitas

O projeto conta com o patrocínio do Grupo CPFL Energia. Foto: Reprodução

Os municípios de Campinas e Monte Mor, localizados no interior de São Paulo, recebem nesta semana sessões gratuitas do projeto Cine Solar – primeiro cinema itinerante do país movido por energia fotovoltaica.

A exposição em Campinas acontece hoje (2) e, amanhã (3) em Monte Mor, às 19h.

Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e das Prefeituras Municipais, as sessões contarão com oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para jovens e crianças.

Serão exibidos curtas-metragens e o filme “Raya e o Último Dragão”. O público poderá visitar o furgão, automóvel que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia e sustentabilidade.

De acordo com a idealizadora do projeto, Cynthia Alario, a iniciativa tem o intuito de contribuir para uma possível democratização cultural. “Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis”, destaca.

“O nosso papel sempre é atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, completa a idealizadora.

Sessões pelo Brasil

O CineSolar, lançado em 2013, promove arte e sustentabilidade, levando o cinema para comunidades afastadas e sem acesso à cultura. Ao todo, mais de mil sessões já foram realizadas e com exibição de mais de 200 filmes, entre longas-metragens e curtas, em mais de 450 cidades do país.

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de grandes entidades, como o Grupo CPFL Energia.

Oficinema

Além das sessões de cinema, o projeto também realiza o Oficinema — oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o cotidiano, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis.

O encontro, realizado de forma presencial ou on-line, com três horas de duração, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.

“Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais,” explica Cynthia.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.