A cidade de Campinas (SP) terá seis novos ônibus com ar-condicionado gerado a partir da energia solar. Ao todo, serão cinco aparelhos com 20 mil BTU´s cada (um modelo convencional tem 140 BTU´s).
Os veículos foram fabricados pela Comil Ônibus S.A e foram recém-adquiridos pela Itajaí Transportes, empresa que opera linhas do município. “Uma unidade já está a caminho e logo estará em operação”, destacou, em nota, a Comil.
Neles, os painéis fotovoltaicos foram posicionados para ficarem nas laterais – uma posição considerada estratégica para maior captação de luz solar e um menor impacto de obstáculos, como galhos de árvores.
Os veículos de 15 metros, são movidos a biodiesel, contam com 43 lugares e também possuem: conectores USB individuais, itinerário, iluminação interna em LED, três portas, sendo uma delas com elevador para acessibilidade para os usuários de Campinas e outras cidades.
Uma resposta
Parabéns a empresa Comil pela iniciativa. Gostaria de saber mais detalhes sobre fornecer dos condicionadores de ar, modelo, tensão de operação, se tem baterias reservas para dias de chuva, período noturno etc.