1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Capacidade instalada de energia teve expansão de 8,4 GW em 2023

Fontes solar e eólica responderam por mais de 90% deste crescimento, informou MME

Autor: 26 de dezembro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Capacidade instalada de energia teve expansão de 8,4 GW em 2023

Foto: Freepik

O Brasil expandiu em 8,4 GW a sua capacidade instalada de energia elétrica ao longo do ano de 2023, com as fontes solar e eólica representando 90,4% deste crescimento (7,6 GW).

Os dados foram divulgados pelo MME (Ministério de Minas e Energia) nesta terça-feira. Atualmente, o país acumula mais de 196 GW de capacidade total instalada, sendo todos os tipos de fontes renováveis responsáveis por 83,6% desse volume. 

De acordo com o MME, uma das vertentes que seguiu em crescimento acelerado neste ano foi a instalação de sistemas fotovoltaicos de micro e minigeração distribuída, que ultrapassou a barreira dos 25 GW de capacidade instalada em 2023. 

“Esse tipo de geração, de pequeno porte e predominantemente solar, já representa cerca de 11% da geração de energia elétrica no país”, informou o Ministério.

No ranking de estados com maior participação na expansão, destacam-se Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Bahia, que elevaram suas capacidades instaladas em 2,03 GW; 2,02 GW; e 1,92 GW, respectivamente, em 2023. 

Linhas de transmissão

O forte crescimento das energias renováveis no Brasil tem feito com que o Governo Federal realizasse uma série de leilões de transmissão ao longo dos últimos anos para aumentar a segurança e a confiabilidade do SIN (Sistema Interligado Nacional). Somente em 2023, foram mais de 5.300 km de linhas de transmissão inauguradas, segundo o MME. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.