25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Carga de energia do país expandiu 5,1% em 2023, diz ONS

Fenômeno El Niño e recuperação da indústria contribuíram para esse resultado

Autor: 31 de janeiro de 2024Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Carga de energia do país expandiu 5,1% em 2023, diz ONS

Imagem: Pixabay

A carga de energia elétrica do país atingiu 79.896 MWmed em 2023, crescimento de 5,1% em relação a 2022. A previsão inicial apontava para uma variação de 3,5%. Os dados já incorporam o impacto da micro e minigeração distribuída.

Veja como ficou a variação de carga por submercado em 2023:

  • Norte (13,2%);
  • Nordeste (6,4%);
  • Sudeste/Centro-Oeste (4,2%);
  • Sul (2,6%).

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), as altas temperaturas causadas pelo El Niño contribuíram para elevar a carga de energia, que representa a soma do consumo e das perdas elétricas no SIN (Sistema Interligado Nacional). 

O El Niño é um fenômeno climático que altera o regime de chuvas nas regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste e eleva as temperaturas nas regiões Norte e Nordeste. Ele está caracterizado no Brasil desde fevereiro de 2023 e atingiu seu pico em janeiro deste ano. Segundo os meteorologistas, a tendência é que a intensidade do El Niño diminua até outubro. 

Em dezembro, o ONS registrou expansão de 10,5% na carga ante ao mesmo período em 2022. As regiões que apresentaram maior variação foram no Norte (12,4% – 7.249 MWmed) e no Nordeste (12,4% – 13.373 MWmed). Na sequência, estão o Sudeste/Centro-Oeste, 12,3% (45.543 MWmed) e o Sul, 2,7% (13.732 MWmed).

“No último mês de 2023, as temperaturas acima da média histórica nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, causadas pelo fenômeno meteorológico conhecido como El Niño, foram relevantes. Outro destaque que pode ter impactado na carga foi uma melhora no desempenho da indústria. Além disso, excepcionalmente em 2022, aconteceu entre novembro e dezembro, a Copa do Mundo de Futebol, impactando na carga no período”, disse o ONS em nota.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.