19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Carga do SIN deve aumentar 1,2% em dezembro, aponta ONS

Temperaturas mais elevadas e retomada gradual das atividades de consumidor livre no Norte do país contribuem para a alta

Autor: 9 de dezembro de 2022Indicadores
2 minutos de leitura
Carga do SIN deve aumentar 1,2% em dezembro, aponta ONS

Segundo boletim, três subsistemas apresentam estimativas de evolução na projeção para o final do mês corrente

É estimado a alta de 1,2% na carga do SIN (Sistema Interligado Nacional), segundo boletim do PMO (Programa Mensal de Operação) do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

As razões para isso, conforme apontado pelo ONS em seu relatório, pode ser associada ao fato de estarmos nos aproximando do verão, período de temperaturas médias mais elevadas e à retomada gradual das atividades de consumidor livre no Norte do país

De acordo com o boletim, três subsistemas apresentam estimativas de evolução na projeção para o final do mês corrente:

  • Sudeste/Centro-Oeste o acréscimo previsto é de 1,2% (40.620 MWmed);
  • Sul tem 1,3% (12.790 MWmed), e;
  • Norte deve registrar crescimento de 9,6% (6.594 MWmed).

O subsistema Nordeste é o único com projeção de retração na carga: 2,8% (11.354 MWmed). Todos os cenários apresentados comparam dezembro de 2022 ante o mesmo período do ano passado.

Imagem: ONS

Energia armazenada e condições meteorológicas

Com relação à Energia Armazenada, o ONS aponta que o cenário prospectivo para o final do último mês do ano indica que os reservatórios de todas as regiões devem encerrar 2022 com patamares superiores a 50%.

O ONS ainda analisa que, em comparação com os valores estimados para a semana em curso, é previsto para a próxima semana operativa aumento nas afluências dos subsistemas sudeste, nordeste e norte e recessão nas afluências do subsistema sul.

A previsão mensal para dezembro indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para os subsistemas sudeste, sul e nordeste e acima da média histórica para o subsistema norte.

Precipitação acumulada prevista de 10 a 16 de dezembro

Precipitação acumulada prevista de 10 a 16 de dezembro. Imagem: ONS

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.