Carga nacional de energia deve crescer 3,6% em abril, aponta ONS

As previsões indicam que os submercados Norte (+15%) e Sul (+12,7%) vão puxar esse crescimento
2 minuto(s) de leitura
Canal-Solar-Carga-nacional-de-energia-deve-crescer-36-em-abril-aponta-ONS.jpg
Informações do boletim PMO de abril. Foto: Pyxabay

A carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) deverá atingir 73.181 MWmédios no mês que se inicia amanhã, o que corresponderá a um crescimento de 3,6% na comparação com igual período em 2022, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS), conforme dados do Programa Mensal da Operação de Abril (PMO), divulgado nesta sexta-feira (31).

As previsões indicam que os submercados Norte (+15%) e Sul (+12,7%) vão puxar esse crescimento, somando 6.750 MWmédios e 13.031 MWmédios, respectivamente. O Nordeste deve avançar 1,0% (11.602 MWmédios), enquanto o menor crescimento fica com o Sudesde/Centro-Oeste, com variação de 0,3% (41.798 MWmédios).

Os reservatórios das hidrelétricas permanecerão cheios ao longo do mês de abril, com nível de armazenamento máximo acima de 80% em três submercados: Sudeste/Centro-Oeste (85,7%), Nordeste (89,9%), Norte (82,3%), e Sul com 77,7%.

As chuvas continuarão abundantes pelo menos nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Norte, com previsão de afluências de 92% e 118% da Média de Longo Termo (MLT), respectivamente. No Sul e Nordeste as afluências serão de 65% e 36% da MLT, respectivamente.

Diante dessas condições de oferta de energia, o Custo Marginal da Operação (CMO) segue zerado em todos os submercados para a semana do dia 1ª a 7 de abril

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal