Casa com sistema off-grid gera própria energia no cerrado brasileiro

De acordo com a BYD, a casa ficou pronta em dezembro de 2019 e o sistema instalado garante a geração de energia
2 minuto(s) de leitura

“Estou muito satisfeita e surpresa. A energia não acaba. De fato, o sistema off-grid com as baterias de fosfato ferro lítio funciona perfeitamente”. Esse é o depoimento da atriz e produtora de eventos, Narciza Leão, que se beneficiou com a instalação de um sistema off-grid, indicado, principalmente, para aplicações em locais remotos, cuja rede convencional de abastecimento elétrico não chega.

Narciza possui uma casa localizada em Cavalcante – GO, na Chapada dos Veadeiros. Em meio a algumas opções no mercado de energia solar, foi um sistema off-grid 3KVA com uma bateria B-Box BYD, com geração mensal de 270Kwh/, que tornou o sonho dela possível: morar em uma residência que gera a própria energia e não agride o meio ambiente.

De acordo com a BYD, a casa ficou pronta em dezembro de 2019 e o sistema instalado garante a geração de energia para todos os equipamentos projetados como a bomba da piscina, iluminação, ventiladores, geladeira e eletrodomésticos básicos.

bateria bydBateria B-Box BYD – geração mensal de 270Kwh/.

“Os meus vizinhos, que optaram por baterias estacionárias, não conseguem ligar todos os equipamentos que eu consigo, como bomba de piscina e liquidificador. E ainda são surpreendidos com problemas na interrupção de energia”, comentou Narciza.

Natália Maestá, engenheira e diretora da empresa Fonte Solar, responsável por montar o sistema na casa de campo, destacou as vantagens de instalar um sistema off-grid, que garante, por exemplo, o fornecimento de energia em fazendas, aldeias indígenas, Quilombos e Unidades Básicas de Saúde em áreas de pouco acesso.

“Com o sistema off-grid de baterias de fosfato ferro lítio da BYD é possível viabilizar não só a iluminação, como funcionamento de geladeiras para guardar alimentos refrigerados ou até vacinas, resfriadores de leite, garantir a comunicação, o funcionamento de ar-condicionado, ventiladores e até sistemas de bombeamento de água”, concluiu Natália.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal