A Casa dos Ventos, especializada em geração de energia renovável, e a ArcelorMittal Brasil, maior produtora de aço do Brasil, anunciaram a antecipação da operação comercial do Complexo Eólico Babilônia Centro, construído e operado pelas duas empresas.
O empreendimento, situado na Bahia, já opera com 28 dos 123 aerogeradores previstos, antecipando em 13 semanas o cronograma original do projeto. A antecipação foi homologada em janeiro pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Segundo as empresas, o complexo eólico se tornará híbrido com uma planta solar adicional, atingindo uma capacidade instalada total de 800 MW ao ser finalizado.
“A antecipação da operação, resultado da nossa busca constante por eficiência e do compromisso com a excelência, posiciona a Casa dos Ventos como referência no mercado de energia renovável. O nosso conhecimento do setor e a qualidade da nossa equipe foram fundamentais para esse resultado”, destaca Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
“O Complexo Eólico Babilônia Centro demonstra o comprometimento da ArcelorMittal com a descarbonização por meio da aplicação de energia renovável em seu processo produtivo”, afirma Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM.
“Globalmente, o Grupo foi pioneiro no setor ao estabelecer a meta global de atingir a emissão líquida zero de carbono até 2050. Nessa jornada, a transição energética é um passo fundamental, razão pela qual ampliamos nossos investimentos em projetos de energia no Brasil, que somam R$ 5,8 bilhões”, acrescenta.
“Também nos orgulhamos de ver nosso aço XCarb, de baixa pegada de carbono, aplicado na construção de uma obra dessa relevância”, conclui De Paula.
Durante o pico da construção, mais de 1,4 mil profissionais estão envolvidos. No total, o projeto gerará mais de 4,5 mil empregos diretos e indiretos.
Sustentabilidade no projeto do complexo
A fundação dos aerogeradores deste complexo eólico é feita com o vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb, um aço de baixa pegada de carbono, produzido exclusivamente pela empresa nas usinas do Brasil.
A produção do ArcelorMittal 50 S XCarb utiliza como matéria-prima 100% de sucata metálica em sua composição e 100% da energia elétrica renovável, garantindo redução da ordem de 60% das emissões em comparação com o vergalhão tradicional da empresa. Essa produção especial classifica o vergalhão na categoria “XCarb – Recycled and Renewably Produced”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.