CBGD e Expo GD reúnem mais de 8 mil visitantes em BH

Mais de 130 empresas do mercado solar apresentaram suas soluções
Canal Solar CBGD e Expo GD reúnem mais de 8 mil visitantes em BH
Além das palestras, o evento contou com a realização de forma simultânea da Expo GD

A 7ª edição do CBGD (Congresso Brasileiro de Geração Distribuída) realizada no Expominas, localizada em Belo Horizonte (MG), recebeu mais de 8 mil visitantes.

Durante os dois dias de evento, foram debatidos temas importantes da geração distribuída no país, como a Lei 14.300, assim como novas tecnologias, oportunidades de negócios e até mesmo a entrada dos participantes no mercado livre de energia.

Além das palestras, o evento contou com a realização de forma simultânea da Expo GD, que serviu de vitrine para mais de 130 marcas expositoras atuantes no setor.

“O CBGD & Expo GD 2022 se tornou sem dúvidas o maior congresso de geração distribuída com fontes renováveis em toda América Latina. Foram aproximadamente 100 marcas, de mais de dez países participando do evento, movimentando e apresentando suas inovações e tecnologias”, ressalta Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do congresso.

‘’Além disso, contamos com os principais especialistas e players do setor debatendo temas sobre armazenamento de energia, financiamento, transição da Lei 14.300, principais tecnologias de módulos e inversores, estruturas, novos sistemas de proteção e lançamentos de nobreak. Então realmente o setor esteve reunido com a nossa cadeia produtiva nestes dias, superando nossas expectativas’’, acrescenta.

Quem também comenta o assunto é Ítalo De Pra Neto, CEO da Nexen, expositor e um dos patrocinadores do evento. Para ele o CBGD 2022 foi caracterizado como um sucesso, bem como uma excelente oportunidade de desenvolvimento estratégico focado em GD.

“Para nós da Nexen, esse evento foi magnífico, pois tivemos a possibilidade de apresentar nossas soluções em produtos com grandes lançamentos, e principalmente falar sobre mercado, projeções dos próximos anos e tirar as dúvidas de nossos parceiros em relação a 14.300”, destaca Neto.

‘’Repassamos aos nossos parceiros que o mercado passa sim por uma regulamentação, mas que isso serve também para seguirmos fortes no setor, pois a demanda energética é crescente, e a solução fotovoltaica ainda tem muito espaço para alcançar. A fala que deixo para todos é: se prepare pois o mercado está em total crescimento, e quem estiver preparado vai aproveitar as oportunidades e sair na frente”, complementa.

Confira a entrevista do executivo ao Canal Solar

CBGD 2022

Ao todo, 15 painéis foram realizados, bem como a entrega do Selo Prima Consciência Climática ao congresso por Ricardo Harduim, especialista do Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica.

Na ocasião, autoridades da região e do país ressaltaram a importância do evento, bem como sua importância para Minas Gerais, visto que o estado é hoje maior produtor de GD do país, com mais de 2,2 GW instalados.

“Para o governo de Minas a energia limpa, a energia solar é uma prioridade. Para a Invest Minas isso não é diferente e, por isso, nós montamos uma área de economia verde para estimular não só a energia solar, mas também as novas fontes de energia limpa”, destacou  Alan Cheib, especialista da Investminas durante a abertura.

“São eventos como este, que pessoas que não tiveram oportunidade de estudar o setor elétrico como eu tem a oportunidade de aprender”, finalizou.

Leia também

Já o segundo dia foi pautado em assuntos jurídicos, como o sancionamento da Lei 14.300, que tem previsão de entrar em vigor no início de 2023. Fez parte do CBGD 2022 também a avaliação de trabalhos científicos com foco na produção de energia limpa através da GD.

Na ocasião, estudantes de vários locais do país tiveram a oportunidade de demonstrar seus projetos e estudos envolvendo o setor, bem como unir a experiência da prática com tudo o que vem sendo desenvolvido pela academia.

De acordo com Marcelo Langer, coordenador Científico do VII CBGD, o Congresso de 2022 cumpre seu papel de incentivador das parcerias entre empresas e academias, por meio da inscrição de trabalhos científicos.

“Os trabalhos foram avaliados e selecionados para apresentação oral em sintonia às palestras, promovendo a integração e aplicação do conhecimento em produção de energias renováveis e energias de baixo para GD. Na ocasião, estudantes de vários locais do país tiveram a oportunidade de demonstrar seus projetos e estudos envolvendo o setor, bem como unir a experiência da prática com a inovação e tecnologia que vem sendo desenvolvida pela Academia”, afirmou Langer.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal