21 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Expo GD: 1º dia de evento destaca o protagonismo de MG no setor solar

Evento reúne players e profissionais do mercado fotovoltaico brasileiro em Belo Horizonte

Autor: 9 de novembro de 2022novembro 14th, 2022Mercado
3 minutos de leitura

A liderança do estado de Minas Gerais no setor solar é fruto das políticas públicas e de incentivos fiscais que o governo estadual de Minas Gerais tem criado para incentivar o mercado de energia solar no estado.

Essa é a avaliação de Kathleen Garcia, secretária adjunta que participou do evento CBGD (Congresso Brasileiro de Geração Distribuida) e ExpoGD (Feira Brasileira de Geração Distribuida) na manhã desta quarta-feira (9), representando o governador Romeu Zema, eleito pelo estado de Minas Gerais.

“Fizemos toda uma análise de cluster e vimos o que podemos fazer para melhorar esta área. Nós já atraímos de 2019 para cá R$ 270 bilhões de investimento, onde R$ 51 bilhões são apenas de energia fotovoltaica”, comenta a secretária adjunta.

Expo GD: 1º dia de evento destaca o protagonismo de MG no setor solar

Secretária adjunta Kathleen Garcia durante CBGD. Foto: Canal Solar

A abertura do evento contou com a presença do deputado estadual Gil Pereira (PSD), que destacou a isenção de ICMS que o estado mineiro possui. Algo também abordado por Kathleen que aponta ser o objetivo de uma “Minas Gerais protagonista” em renováveis.

“Conseguimos alcançar no início de setembro o primeiro lugar em geração fotovoltaica, tanto distribuída e centralizada, isso é um reflexo do benefício fiscal, que conseguimos também prorrogar a isenção deste prazo do ICMS até 2032”, completa Garcia.

Já Adriano Henrique Fontoura, secretário municipal de desenvolvimento econômico da cidade de Belo Horizonte (MG), representando o prefeito Fuad Noman, ressaltou que a energia solar contribui, de forma massiva, para a geração de emprego, receita e renda para o território mineiro.

Expo GD: 1º dia de evento destaca o protagonismo de MG no setor solar

A energia solar contribui, de forma massiva, para a geração de emprego. Foto: Canal Solar

A Expo GD é um evento realizado pelo Grupo FRG e promovido pela ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), com o apoio do Governo do Estado e das principais associações e entidades ligadas ao setor da geração distribuída de energia com fontes renováveis no Brasil e exterior. O evento ocorre até o dia 10 de novembro na Expominas, Belo Horizonte (MG).

O evento reúne mais de 60 players do mercado fotovoltaico, entre fabricantes, distribuidores e desenvolvedores de soluções tecnológicas para profissionais do setor solar.

Entre as empresas que marcam presença, está a PHB Solar, que exibe sua solução de monoposte de solo e seu inversor destinado às usinas de grande porte.

A SSM do Brasil também participa do evento. Contando com dois estandes, a fabricante exibe suas estruturas para sistemas em solo e sua solução de carport , integrando a mobilidade elétrica com a energia solar.

A fabricante de itens eletrônicos Clamper apresenta aos profissionais seu portfólio de produtos destinados à proteção contra surtos elétricos.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.