25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

CCEE certificará possíveis vencedores do primeiro leilão global de H2V

Primeiro leilão de hidrogênio verde ocorrerá na Alemanha e movimentará setor elétrico global

Autor: 6 de fevereiro de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
CCEE certificará possíveis vencedores do primeiro leilão global de H2V

Cada vez mais projetos de hidrogênio verde estão surgindo no Brasil. Foto: Freepik

Em 2023, a Alemanha sediará o primeiro leilão global de H2V (hidrogênio verde). Organizado pela H2Global, o certame negociará os produtos derivados do processo de produção do gás hidrogênio, como a amônia verde, metanol verde e combustível de aviação sustentável baseado na eletricidade (na sigla em inglês e-SAF).

A expectativa é que esse primeiro certame movimente interessados em todo o mundo e, como certificadora de hidrogênio, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) lançou, nesta sexta-feira (03), uma carta aberta aos possíveis interessados do mercado brasileiro em participar da operação.

Como operadora do mercado brasileiro de energia, a CCEE tem acesso a todos os registros de contrato de energia elétrica no Brasil, com gestão da medição de geração e consumo da energia em todo o território nacional.

Dessa forma, afirmaram que conseguem ter na base de informações detalhes acerca do processo de geração de todos os agentes e, neste caso, também dos possíveis operadores do H2V no país.

Assim, a organização atuará como apoiadora estratégica das empresas interessadas em participar do leilão e certificadora no caso dos possíveis vencedores.

Documentação

Para participação no leilão, os proponentes devem apresentar um conjunto de documentos para que sejam qualificados na primeira etapa do processo.

A CCEE divulgou uma carta aberta para ajudar os interessados na aprovação nessa etapa de qualificação, apresentando que a certificação seguirá os padrões estabelecidos pela Alemanha.

De acordo com as orientações do edital, todos os documentos precisam ser apresentados em Alemão, por isso, a carta divulgada pela CCEE possui versões em Português, Inglês e Alemão, e pode ser acessada por meio deste link.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.